Ana Maria Braga é acusada de xenofobia e racismo por atitude com asiáticos

Ana Maria Braga

Apresentadora tem recebido críticas por atitude no Mais Você (Imagem: Reprodução/ Globo)

Ana Maria Braga causou polêmica nesta quinta-feira (17). O motivo? A apresentadora imitou o sotaque de asiáticos em quadro do Mais Você, da Globo. O momento seria uma homenagem aos descendentes de povos de países do leste do continente, como China, Japão, Coreia do Norte e Coreia do Sul.

Tudo aconteceu em plena véspera do Dia da Imigração Japonesa. O programa, então, enviou a repórter Ju Massaoka ao bairro da Liberdade, em São Paulo, que é conhecido pela maior concentração da população nipobrasileira na cidade.

Após sua participação ao vivo, Ju Massaoka assistiu Ana Maria Braga e colegas de equipe do matinal trocarem a letra “R” pelo “L” na tentativa de imitar um suposto sotaque.

“Fazer uma homenagem para você e para todos. Tenho um samurai aqui vestido adequado para você e fala como samurai“, disse a loira. O rapaz, que apareceu vestido com roupas e usando maquiagem nas cores branca e vermelha, começou a trocar as letras do nome da global.

Nas redes sociais, então, o ato foi considerado racista e xenófobo pelos descendentes da comunidade, mesmo estes sendo brasileiros natos.

O público ainda identificou outra prática problemática durante o quadro, a “Yellow Face”. A polêmica acontece quando alguém de outro tom de pele, geralmente branca, pinta o rosto para se caracterizar como pessoa de pele amarela.

Confira a repercussão:

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]