Integrante do rodízio de fim de semana do JN e âncora do Jornal da Anhanguera, da TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, Matheus Ribeiro foi alvo de comentários homofóbicos após a sua estreia na bancada do noticiário. Ele chegou a protocolar uma notícia-crime no Ministério Público Federal contra o radialista Luiz Gama.
VEJA ESSA
Tudo aconteceu após o radialista insinuar, fazendo uso de várias palavras de baixo calão, que o jornalista só teria conquistado um espaço no Jornal Nacional, jornal de maior audiência do Brasil, após ter revelado ser homossexual.
Ribeiro estreou no noticiário no dia 9 de novembro do ano passado, e quatro dias depois o profissional do rádio fez o comentário. “Putz! Onde o Brasil vai parar? Um apresentador de telejornal de qualidade média virou a bola da vez no jornalismo nacional só porque revelou que sua rosquinha está à disposição. A qualidade profissional que se f…”, escreveu Gama nas suas redes sociais na ocasião.
“Fiz o que cada um de nós deve fazer diante de manifestações que incitam o ódio e a violência. Depois do avanço que foi a equiparação da homofobia ao racismo, não podemos ser omissos na hora de exigir do Estado a punição contra esses excessos. Como jornalista, sou um defensor radical da liberdade de expressão, mas também me sinto obrigado a lutar contra qualquer tipo de discriminação”, revelou Matheus em entrevista ao site Notícias da TV.
Gama chegou a apagar o post, mas prints já haviam sido salvos e viralizado. O advogado de Ribeiro, Ricardo Sidi, disse à reportagem que o objetivo é levar o caso para a esfera penal, na qual a pena máxima é de 3 anos de reclusão.
“É muito provável que essa pena, se aprovada, possa ser revertida em prestação de serviços comunitários, que é um praxe de nossa Justiça para casos em que o réu é condenado a menos de cinco anos de prisão. De qualquer modo, levaremos até o fim para que a sociedade entenda que homofobia é crime e que casos como o de Matheus, meu cliente, sejam cada vez menos frequentes”, afirmou.
Com a notícia-crime protocolada no Ministério Público, o próximo passa é levar o caso para a Justiça Federal, o que pode fazer com que Luiz Gama responda uma ação penal. “Não visamos uma indenização, e tampouco abriremos espaço para uma conciliação”, explicou Sidi.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.