André Rizek defende trainee para negros e detona ação da Defensoria Pública

André Rizek
André Rizek desabafa sobre polêmica com trainee para negros (Imagem: Reprodução / SporTV)

Apresentador do SporTV, André Rizek saiu em defesa da loja Magazine Luiza após o anúncio da criação do programa de trainee para negros. A manifestação do contratado da Globo surgiu no Twitter após a ação da Defensoria Pública da União contra a empresa de Luiza Helena Trajano.

“Defensoria Pública da União entrou com ação contra empresa que criou programa de trainee para negros”, lamentou o famoso, que completou: “Imagino, então, que estejam de olho em todas as outras empresas do país, que mesmo sem anunciar contratam, prioritariamente, homens brancos para seus quadros mais importantes…”.

Em recente entrevista para o Roda Viva, da TV Cultura, Luiza Trajano falou sobre o programa para novos funcionários. “Temos que entender mais o que é racismo estrutural. O dia que entendi até chorei, porque sempre achei que não era racista até entender o racismo estrutural”, desabafou.

A empresária explicou que cobrava da chefia maior seleção de pessoas negras em seus processos, mas recebia pouco retorno quando buscava pessoas para cargos de comando. “Como podemos colocar mais negros se eles não aparecem? O ponto de partida já é desigual”, refletiu.

“O Brasil teve uma escravidão de 350 anos, a maioria é de negros, a maioria na periferia. Essa é a real, então, não entram naquilo [no processo]”, criticou. Serão ao todo 20 vagas para pessoas de todo o país. “O inglês não precisa ter. Depois, eles vão ter curso para aprender”, avisou

Confira:

CONTINUE LENDO →

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e escreve semanalmente para a coluna Você Sabia?. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email paullocarvalho19@gmail.com.