André Rizek deu sua opinião após Vini Jr ter sido alvo de uma declaração racista por parte de um ex-jogador durante um programa esportivo na Espanha. Ao vivo, o empresário Pedro Bravo usou um termo racista contra o brasileiro.
VEJA ESSA
“Amigos na Espanha explicam que ‘hacer el mono’ (fazer macaquice seria a tradução correta, por isso apaguei o Tweet anterior) é uma expressão usada no país. Pois bem. No mundo todo, há expressões que estamos deixando de usar porque não apenas soam racistas… São racistas!”, cravou o comunicador.
Estrela do SporTV, Rizek comentou que no caso, a associação feita pelo empresário “dispensa maiores explicações” e salientou que na cabeça do comentarista, “grave mesmo é um brasileiro, negro, dançar ao comemorar gol na casa do adversário”.
André Rizek declarou que “há racismo no Brasil, na Espanha e em todos os cantos do mundo” e que “não importa se é um jogador do maior clube do mundo, um astro internacional, o racismo não poupa ninguém”.
O jornalista ainda defendeu que Vinicius Júnior “meta-lhe vários gols e dance, orgulhoso, para responder a uma nojeira dessas”.
André Rizek compartilha vídeo de comentarista espanhol
Na publicação, antes do desabafo, Rizek mostrou o vídeo que gerou toda a polêmica. “Tem que respeitar o adversário. Quando faz um gol e quer dançar… Tem que sambar no Brasil”, defendeu Bravo.
“Aqui, tudo o que tem que fazer é respeitar o companheiro de profissão e deixar de fazer macaquice”, disparou. “Ele (Vini Jr) não é macaco, é uma pessoa”, defendeu o apresentador. “Como não?”, questionou.
Confira:
– Tem que respeitar o adversário. Quando faz um gol e quer dançar… Tem que sambar no Brasil. Aqui, tudo o que tem que fazer é respeitar o companheiro de profissão e deixar de fazer macaquice
– Ele (Vini Jr) não é macaco, é uma pessoa
– Como não? 🧶pic.twitter.com/MiuTUcp4IZ— André Rizek (@andrizek) September 16, 2022
Amigos na Espanha explicam que “hacer el mono” (fazer macaquice seria a tradução correta, por isso apaguei o Tweet anterior) é uma expressão usada no país. Pois bem. No mundo todo, há expressões que estamos deixando de usar porque não apenas soam racistas… são racistas!
— André Rizek (@andrizek) September 16, 2022
Neste caso, associar um negro a “macaquice” dispensa maiores explicações. Na cabeça do comentarista Pedro Bravo, grave mesmo é um brasileiro, negro, dançar ao comemorar gol na casa do adversário… E não associá-lo à “macaquice” – já jogaram uma banana para Daniel Alves, lembram?
— André Rizek (@andrizek) September 16, 2022
Há racismo no Brasil, na Espanha e em todos os cantos do mundo. Não importa se é um jogador do maior clube do mundo, um astro internacional, o racismo não poupa ninguém. Que Vinicius Júnior “meta-lhe” vários gols e dance, orgulhoso, para responder a uma nojeira dessas.
— André Rizek (@andrizek) September 16, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].