Anos antes da questão envolvendo a marca Didi, um problema foi encarado pela Globo em relação a Xuxa Meneghel. A emissora da família Marinho perdeu a corrida por um dos títulos mais famosos da história da TV brasileira.
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Em 1986, segundo o jornalista Ricardo Feltrin, sem avisar a rainha dos baixinhos, a emissora pediu o registro da marca Xou da Xuxa. A família Marinho queria a propriedade do programa, recém-lançado e um verdadeiro fenômeno de público.
Na época, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) recusou a proposta do canal líder de audiência. Isso não atrapalhou a parceria entre canal e apresentadora, uma das mais longevas do mundo televisivo no país.
Xuxa Meneghel faz pedido ao INPI décadas após tentativa da Globo por sua marca
Em 2019, depois de 33 anos da primeira investida do Plim Plim, a comunicadora fez o pedido. Em 2020, a empresária ganhou a propriedade do próprio nome, ainda de acordo com a reportagem.
A lembrança surgiu em meio ao suposto problema com a marca de Renato Aragão e a vontade da Globo em resgatar o mais rápido possível os títulos de Elas por Elas, Renascer e Bambolê.
Vale ressaltar que, historicamente, o conglomerado de mídia sempre correu atrás das marcas Encontro e Caldeirão. Mas nunca conseguiu êxito. Por isso, os títulos dos programas são acompanhados dos nomes dos seus respectivos apresentadores, no caso Encontro com Patrícia Poeta e Caldeirão com Mion.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].