Aos 74 anos, Antonio Fagundes não tem qualquer problema em falar sobre a sua idade, mas confessou que já sofreu etarismo. O ator declarou que isso ocorreu no seu ambiente profissional.
VEJA ESSA
Em entrevista ao pesquisador Valmir Moratelli, para o livro A Invenção da Velhice Masculina, o artista comentou que o autor Gilberto Braga, que morreu em 2021, criticou a sua aparência.
“Me lembro de brincar com o querido e saudoso Gilberto. Ele falava assim: ‘Fagundes, você precisa fazer uma plástica para tirar essa bolsa debaixo dos olhos. Isso te envelhece’. E eu respondi que eu sempre tive essa bolsa. (Ele) Só tinha notado agora por causa dos meus cabelos brancos”, falou.
O famoso salientou que esse seu visual não impede que ele faça “um personagem simpático, charmoso e sensual”.
“Enfim, Gilberto tinha quase a mesma idade que eu e não conseguia escrever para personagens com a mesma idade que a dele. Isso, aliás, é um problema da nossa dramaturgia, que vai na contramão do envelhecimento do país“, desabafou.
Antonio Fagundes também ressaltou que a sua profissão é “maravilhosa”, porque, segundo ele, “sempre terá um velhinho bruxo” para ele interpretar.
Antonio Fagundes desabafa sobre papéis marcantes na TV e no cinema
Ainda na conversa, o ex-contratado da Globo, que nesta semana chamou a atenção ao falar da sexualidade do filho, disse que vê a dramaturgia, a teledramaturgia e a cinematografia refletindo a questão da idade.
Para o famoso, existe uma ânsia de juventude sendo mantida na sociedade. Por fim, ele completou dizendo que percebe uma dificuldade dos autores de produções dramatúrgicas em abordar o envelhecimento.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]