O público que aguardava ansiosamente o retorno de Antônio Fagundes às novelas da Globo vai precisar esperar um pouco mais. Após semanas de negociações, o ator — um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira — decidiu recusar a proposta da emissora para integrar o elenco de Quem Ama Cuida, próxima novela das 21h.

A decisão, considerada surpreendente nos bastidores, encerra por ora a possibilidade de Fagundes voltar ao horário nobre após seis anos afastado das novelas. O ator estava cotado para interpretar Artur, um milionário dono de uma joalheria que teria grande importância nos primeiros capítulos da trama.
Entretanto, segundo informações de bastidores, ator e emissora não chegaram a um acordo financeiro, o que levou ao fim das tratativas. Com isso, a Globo terá de escalar outro nome para viver o personagem responsável por desencadear o conflito central da história.
Na novela, Artur é um homem cansado de sustentar os irmãos — Pilar (Isabel Teixeira) e Ulisses — e decide deixar toda a sua fortuna para Adriana, sua fisioterapeuta interpretada por Letícia Colin. Para garantir que ela receba o patrimônio após sua morte, ele chega a oficializar um casamento com a profissional.
Mas o ricaço é assassinado misteriosamente pouco depois, fazendo com que Adriana seja injustamente acusada e presa. A partir daí, ela lutará para provar sua inocência e buscar vingança, com ajuda do advogado Pedro, vivido por Chay Suede.
Recusa de Fagundes: questão financeira e visão sobre novelas
Embora a reaproximação entre Globo e Fagundes tenha sido vista como positiva, especialmente após sua participação no especial Show 60 Anos, o ator não aceitou a oferta financeira. Em entrevistas recentes, Fagundes já havia comentado que não pretende voltar à rotina de novelas “apenas por voltar”.

No videocast Novelão, ele afirmou: “Não penso em voltar às novelas agora. É um compromisso muito grande e eu só faria se fosse algo realmente necessário.” Ele também já comentou sobre o risco de remakes, a carga de trabalho nas produções diárias e sua preferência atual por projetos mais flexíveis, como cinema e teatro.
Ainda assim, fontes afirmam que as portas não estão fechadas para negociações futuras. A última novela de Antônio Fagundes foi Bom Sucesso (2019), em que interpretou Alberto, papel muito elogiado pela crítica e premiado. Antes disso, seu trabalho mais recente com Walcyr Carrasco havia sido em Amor à Vida (2013), quando viveu o médico César.
Mesmo fora das novelas por enquanto, Fagundes segue ativo em outras frentes e não descartou totalmente um retorno à Globo no futuro. A emissora, por sua vez, continua interessada na participação de nomes históricos em suas produções especiais e dramatúrgicas. Para acompanhar todas as novidades sobre elencos e bastidores, continue ligado no RD1!
