Anunciantes pressionam e deixam a RedeTV! após Sikera Jr chamar gays de “raça desgraçada”

Sikêra Jr
Sikêra Jr faz RedeTV! perder patrocinadores após ataque homofóbico (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

Ontem (28), Dia do Orgulho LGBTQIA+, o movimento Sleeping GIants Brasil mobilizou os seus mais de 435 mil seguidores no Twitter e pressionou diversas marcas a abandonarem as cotas de patrocínio do Alerta Nacional, da RedeTV!/TV A Crítica, programa apresentado por Sikêra Jr.

Na última sexta-feira (25), possuído de raiva, o apresentador chamou gays e lésbicas de “raça desgraçada”. Ele virou alvo de uma ação judicial elaborada pela Aliança Nacional LGBTQIA+. O movimento nas redes chamou a atenção da MRV Engenharia, Ultrafarma, Caixa e outras empresas.

Em nota, a MRV disse que “acredita na diversidade e não compactua com qualquer forma de preconceito” e afirmou que “o programa Alerta Amazônia/Nacional já não faz mais parte dos nossos planos de mídia”.

A Tim, empresa de telefonia móvel, encerrou o acordo comercial com a RedeTV! e a TV A Crítica na semana passada. “Desde a semana passada, realizamos a suspensão da veiculação, que é automática pela plataforma de anúncio, nesse canal. Reforçamos que a Tim mão está ligada a movimentos, nem compactua com disseminação de notícias falsas e discursos de ódio”, declarou a assessoria da empresa.

A HapVida, empresa de plano de saúde conhecida no Norte e Nordeste do país fez o mesmo. “Não apoiamos forma alguma de preconceito, seja social, de credo, raça, gênero ou orientação sexual. No momento, suspendemos o patrocínio do Alerta Amazonas. Estamos sempre trabalhando por uma sociedade mais saudável”, expôs.

O Magazine Luiza, que nunca anunciou suas lojas e produtos no programa da RedeTV!, desautorizou a veiculação automática dos seus anúncios nos vídeos do programa Alerta Nacional no YouTube.

“O Magalu é contra qualquer forma de LGBTfobia e nunca admitiremos isso. Não patrocinamos o programa, mas havia anúncios sendo exibidos de forma automática pelo YouTube no canal. Eles já foram bloqueados e não serão mais exibidos”, informou. Tanto a RedeTV! quanto Sikêra Jr não se manifestaram sobre as decisões dos anunciantes até o momento.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›