Ao vivo, repórter da Globo se emociona ao falar sobre Elza Soares

Globo

Repórter da Globo, Alexandre Henderson se emociona com chegada do corpo de Elza Soares em teatro (Imagem: Reprodução – Globo / Montagem – RD1)

A emoção tomou conta do jornalista Alexandre Henderson no Bom Dia SP desta sexta-feira (21). Ele foi escalado para a cobertura da morte de Elza Soares. O repórter e o cinegrafista mostraram a chegada do corpo da cantora no Theatro Municipal do Rio, onde será velado.

Em sua fala, Henderson ressaltou a importância da artista para a população negra e como ele era fã da cantora do milênio. “É uma referência”, afirmou ele. “Quando olhamos essa cena, pensamos na referência como mulher preta, artista”, frisou ele, que completou:

“A Elza, que cantou muito que ‘a carne mais barata do mercado é a carne negra’, foi uma mulher atuante: denunciou e falou sobre o racismo, sobre a opressão da população negra, foi uma mulher que se posicionou muito em relação às questões da mulher, da comunidade LGBTQIA+, uma mulher a frente do tempo. Elza foi uma artista muito, mas muito necessária e muito atual”.

O repórter da Globo acrescentou que a morte de Elza Soares “deixa uma lacuna na música popular brasileira, mas também um legado”, e complementou:

“Aquele corpo que está ali é de uma mulher que marcou sim a história da música brasileira, a história do Brasil. Uma mulher com uma lucidez política estrondosa”.

Na sequência, o global explicou sua emoção: “Sou fã de Elza, estou muito tocado porque a Elza marcou diversas gerações, cantou com diversos cantores e gêneros. Estou com o coração na mão e nó na garganta que a gente se despede dessa cantora, uma das maiores do mundo”.

Morte de Elza Soares é confirmada por familiares

A voz do milênio, Elza Soares morreu na última quinta-feira (20), aos 91 anos, no Rio de Janeiro. A famosa faleceu em casa por causas naturais. Os familiares da artista confirmaram a morte dela através de um comunicado.

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação”, declarou a nota.

O texto ainda completou: “A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].