Os frequentes ataques feitos nos telejornais da Record à construtora MRV, do empresário Rubens Menin, sócio-investidor da CNN Brasil, poderá render problemas ao bispo Edir Macedo. Isso porque, por ambos serem donos de bancos, ataques do tipo não poderiam estar ocorrendo.
VEJA ESSA
De acordo com o jornalista Daniel Castro, do site Notícias da TV, tudo começou após uma artilharia de matérias contrárias a MRV ser disparada pelos telejornais da emissora da Barra Funda, como forma de represália às contratações feitas pela CNN.
O problema se intensificou após Reinaldo Gottino ser retirado da Record, na última semana, rumo ao canal pago. Várias reportagens apontando irregularidades da construtora ganharam destaque nas várias edições do Jornal da Record ao longo da programação da emissora.
Os ataques, porém, podem ser interpretados como crime contra o sistema financeiro e contra a ordem econômica. Isso porque Edir é sócio do banco Renner, adquirido em 2013; já Menin é co-fundador e sócio do banco Inter.
De acordo com a publicação, especialistas apontam que os ataques feitos pela Record contra a MRV podem ser interpretados como uma ação do banco Renner que desestabiliza o mercado, uma vez que afeta um concorrente.
Isso pode ser interpretado pela Lei 13.506/2017, que dispõe sobre as punições do Banco Central (BC) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O ato é visto como infração grave por “contribuir para gerar indisciplina no mercado financeiro ou para afetar a estabilidade ou o funcionamento regular do Sistema Financeiro Nacional”.
Se os ataques foram levados ao pé da lei, a responsabilidade fica sendo de Macedo e da família Renner, controladora do banco. Caso o banco Inter, de Menin, acuse o concorrente diante das reportagens, a instituição poderá ter a autorização de funcionamento cassada.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.