Após atores e diretores, Globo mira em contrato de autores e prepara mudança

Paulo Carvalho

02/09/2023

Globo

Globo deve envolver autores em lista de nova política de contratação (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo não mudou o tom em relação aos acordos exclusivos mesmo para os remanescentes do estouro de demissões no departamento de Jornalismo, Esporte e Entretenimento. Depois de atores e diretores, chegou a vez dos autores.

O canal da família Marinho expôs de forma oficial o fim dos contratos exclusivos, com garantia de salário mensal para artistas fora do ar. A ordem colocou na mira os novelistas, segundo informações do jornalista Flávio Ricco, do R7.

Caiu por terra a ideia de um dramaturgo em casa por três ou quatro anos sem emplacar uma única trama na telinha do Plim Plim. Desde o início da nova política de contratos, o setor se manteve quase intacto.

Com o serviço do Globoplay com cada vez mais investimentos no campo da dramaturgia nacional, as histórias diversas ganharam mais chances. Ainda assim, alguns contratados não encerraram suas férias intermináveis.

Dos autores, Aguinaldo Silva é o exemplo da Globo

Do time de autores, um dos primeiros demitidos foi Aguinaldo Silva. No início de 2020, dois anos depois do fracasso de O Sétimo Guardião (2018), a Globo encerrou o vínculo de mais de 40 anos com o profissional.

Curiosamente, no mesmo ano, Silva, que sugeriu uma escalação para o remake de Vale Tudo, voltou ao ar com duas novelas: Fina Estampa (2011) e Império (2014). As tramas entraram no ar em edição especial por conta da pandemia de Covid-19.

Nenhum sucesso que o escritor conquistou em suas décadas na emissora líder de audiência foi suficiente para mantê-lo sob contrato fixo. Depois dele, a Globo demitiu Maria Adelaide Amaral, Elizabeth Jhin, Paulo Halm e Alcides Nogueira.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].