André Esteves, dono da BTG Pactual, colocou seu pessoal em busca de uma nova conquista: o SBT. O empresário, que comprou o Banco PanAmericano em 2009, arregalou os olhos para a galinha dos ovos de ouro do Grupo Silvio Santos.
VEJA ESSA
O banqueiro jogou suas fichas na compra da emissora terceira colocada no ranking de audiência da TV aberta do país, e o valor foi colocado na mesa, na casa do bilhão, segundo informações do Relatório Reservado.
Lembrando que no final do ano passado, o Notícias da TV informou que Silvio autorizou a busca por um comprador para o canal. “O Silvio quer R$ 1 bilhão para vender a TV. Mas quanto vale o SBT sem o Silvio e sem as empresas do grupo que anunciam no canal? O modelo de negócios foi montado para vender os produtos de Silvio”, informou uma fonte.
Há algumas semanas, André Esteves foi levado ao comando do Conselho de Administração do banco BTG Pactual. Ele recebeu a autorização de retornar ao grupo de controle do banco no final do ano passado.
Esteves foi preso em 25 de novembro de 2015 e, em setembro de 2018, foi inocentado a pedido do Ministério Público Federal. Recentemente, o Banco BTG Pactual foi apontado por ele como “o único banco de investimentos que investe”.
Em 2021, segundo a revista Isto É Dinheiro, o BTG Pactual obteve um lucro líquido de R$ 6,34 bilhões, alta de quase 60% em relação ao ano de 2020.
Em uma apresentação no Milken Institute, em Los Angeles, Esteves preparou os investidores para “mais emoções” no campo dos investimentos, mas sem uma menção direta em relação ao seu alvo.
André Esteves comprou o Banco PanAmericano após crise no GSS
Conhecido atualmente como banco Pan, a instituição foi criada como PanAmericano, que pertencia ao conglomerado de Silvio Santos. A empresa esteve envolvida em um enorme esquema de fraude.
Os administradores se aproveitaram do fato de a carteira de crédito não ter controles do Banco Central e criaram um esquema que vendia o mesmo empréstimo várias vezes. A Caixa Econômica Federal injetou recursos no banco e, no fim do processo, o banco foi rebatizado de Pan e tornou-se parte do BTG.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.