Após bombar e ameaçar a Globo, Gênesis perde força e patina na audiência

Gênesis
Ator Carlo Porto (Adão) em Gênesis; novela bíblica da Record começou incomodando a Globo, mas perdeu força nas últimas semanas (Imagem: Reprodução / Record)

Aposta da Record para 2021, Gênesis começou com a corda toda, mas viu sua audiência cair precocemente. Com Adão e Eva e posteriormente Caim e Abel, a trama bíblica atingiu índices impressionantes, mas no decorrer das histórias da Bíblia a média começou a cair de forma assustadora.

Segundo informações do Notícias da TV, de 19 a 31 de janeiro, a novela registrou 15,5 pontos de média no PNT (Painel Nacional de Televisão), que mede a audiência nas 15 principais regiões do país. Na semana, a novela abriu uma vantagem de 10,0 pontos em cima do SBT, que no mesmo período marcou apenas 5,5 pontos. A Globo foi líder com folga: 24,4 pontos de média.

No entanto, tudo mudou de 1º a 23 de fevereiro. Gênesis anotou 12,5 pontos de média e perdeu um em cada cinco telespectadores. A Globo, por sua vez, cresceu 11% e marcou 26,7 pontos de média. O SBT aumentou 4% a sua média e subiu para 5,7 pontos.Em lugares pontuais, a queda foi mais acentuada.

Em Manaus, a média caiu de 17,1 pontos de média para 12,0 pontos de média: uma queda de 30%. Na Grande São Paulo, de 15,7 pontos de média, Gênesis foi para 13,0 pontos de média, ou seja, 18% menos audiência. A Globo foi de 26,2 pontos para 29,4 pontos, e o SBT de 6,0 pontos para 6,3 de média.

Em Goiânia, a novela bíblica atingiu a liderança com 21,6 pontos de média e liderou no confronto direto com o Jornal Nacional e A Força do Querer, que no mesmo horário consolidou 18,0 pontos de média. A Record voltou para o segundo lugar na segunda medição com 16,8 pontos de média contra 20,5 da Globo.

Mesmo com a média caindo, os números são melhores que o sucesso Os Dez Mandamentos (2015). Entre março e maio de 2015, a história de Moisés fechou com médias entre 12,0 e 13,0 pontos em São Paulo. Os primeiros 27 capítulos da novela sobre o início da Bíblia bateram 13,8 pontos de média.

Os dados são consolidados pelo Ibope.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›