O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, surpreendeu em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (30), ao pedir desculpas à Globo. No último sábado (28), o integrante do governo Bolsonaro (sem partido) chegou a levar um puxão de orelha no Jornal Nacional.
VEJA ESSA
Na entrevista, Mandetta destacou o trabalho de todos os envolvidos na crise da pandemia do coronavírus, incluindo dos jornalistas. Em seguida, ele fez um mea-culpa. “O assunto é muito maior do que o ministério da Saúde, essa briga não é minha, não é de Maria nem de José. Essa briga é da imprensa, dos meios de comunicação”, disse ele.
“Aliás, aqui eu falei dos meios de comunicação e ficaram bravos comigo, puxaram a minha orelha na Globo porque eu fiz um comentário sobre a cobertura. Eu peço desculpas, a gente quando erra, a gente erra. Peço desculpas”, comentou o ministro.
O representante do governo ainda justificou: “Naquele momento, o que eu quis dizer é que leiam um livro, procure conversar, leia um pouco a Bíblia, nós estamos na quaresma”.
“Só poltrona, sofá e televisão é muito danoso, é estresse. O momento é um momento que tem que ter extrema grandeza todo mundo, pra respirar fundo. Nós temos notícia boa, temos paciente curado, temos paciente curado, temos paciente em alta, nós temos um exército de solidariedade e empresário ligando perguntando o que ele pode fazer”, concluiu ele, que ainda citou o programa Manhattan Connection, da GloboNews.
Mandetta também contrariou Bolsonaro ao voltar a reforçar a necessidade do distanciamento social. Diferente dele, o presidente tem pedido pela volta da normalidade, deixando apenas os idosos e pessoas do grupo de risco da doença em suas casas.
No sábado, Ana Paula Araújo leu editorial no JN e viralizou nas redes sociais. Nele, a Globo condenou uma fala do ministro da Saúde contra o trabalho dos meios de comunicação brasileiros.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]