Depois da campanha feita por Faustão, internado no aguardo de um transplante de coração, os órgãos estaduais de transplantes reportam ao Ministério da Saúde um aumento no número de notificações e de doações nesta semana.
VEJA ESSA
A informação é da coordenadora do SNT (Sistema Nacional de Transplantes), Daniela Salomão. A profissional afirma que isso vem de encontro ao noticiário envolvendo o apresentador.
A diretora frisa que “está sendo um momento importante no sentido de a sociedade discutir e saber o que é, para que serve e como funciona o Sistema Nacional de Transplantes”. Ainda não há dados oficiais sobre o aumento de doações, segundo o UOL.
Problema de Faustão ajuda conscientização do público sobre doação de órgãos
Os números normalmente são fechados mensalmente, mas a coordenadora destaca que entre os meses de agosto e setembro, espera um resultado satisfatório e discussões mais responsáveis sobre o tema em todo o país.
Em setembro, o Ministério da Saúde vai lançar uma campanha sobre a doação de órgãos. O que se espera é uma onda de mudança de comportamento nesse período, com aumento das autorizações para doação.
O Sistema Nacional de Transplantes mantém um banco de dados atualizado para que as pessoas possam saber em tempo real quantas pessoas estão esperando uma doação, de qual órgão e o perfil dela.
Até sexta-feira (25), havia 65.291 pessoas na lista de espera por um órgão, mais da metade delas por um rim, cerca de 37 mil. Nos últimos dias, programas de TV comentaram sobre o assunto, como o Melhor da Noite.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].