A primeira edição de 2019 do “Jornal Nacional”, da Globo, nesta terça-feira (1º), colocou William Bonner direto de Brasília para cobrir a posse de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente e também numa matéria especial. Em rara aparição como repórter, o apresentador falou sobre a cobertura da emissora carioca no dia “cheio” de política e também defendeu os jornalistas.
“Quero dar a ideia da complexidade do nosso trabalho nesse primeiro de janeiro aqui em Brasília. É para você receber todas as informações da posse presidencial”, afirmou o comunicador, antes da exibição da reportagem especial. A operação aconteceu em mais de 20 pontos ao vivo da capital federal, com 45 equipes.
Na matéria, William Bonner também enalteceu a cobertura: “O esquema de segurança – inédito para a posse do presidente – exigiu planejamento dinâmico, logística, credenciamento de profissionais, preparação dos locais de transmissão. Um aparato técnico-operacional para uma cobertura de posse presidencial sem precedentes no Brasil”.
Já no fim do “JN”, antes de se despedir do público, o apresentador voltou a falar sobre o “exercício do jornalismo”, elogiar profissionais e se mostrou emocionado por acompanhar de perto a posse do presidente do Brasil.
“É sempre muito prazeroso quando a gente, no exercício do jornalismo, experimenta a beleza do trabalho que foi esse feito aqui ao longo de todo o dia em Brasília, por tantos e tantos colegas, e não só da Globo. Jornalismo é feito por nós da Globo com amor e paixão, a gente gosta de fazer, mas tem muitos jornalistas de outras empresas trabalhando aqui também e com o mesmo prazer. Eu acho que isso é um elogio para a nossa profissão, às vezes tão incompreendida. O jornalismo é uma profissão muito bonita e, mais do que isso, necessária, e quando a gente mostra um dia como esse de hoje é sempre muito bom“, desabafou.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]