Após demitir âncora, GloboNews cogita casal no Edição das 10h; nome de Fabio Turci agrada

GloboNews
Aline Midlej e Fabio Turci, dois dos atuais talentos do jornalismo da Globo (Imagem: Reprodução – GloboNews – Instagram / Montagem – RD1)

A decisão de demitir Raquel Novaes, após 11 anos de casa, em meio à longa e alucinante cobertura das eleições americanas envolve o estudo de uma alteração pontual na grade de programação da GloboNews.

Esta coluna do RD1 apurou que a direção do canal de notícias cogita colocar um casal para apresentar o Edição das 10h, que desde o início da pandemia tem ficado quatro horas no ar (9h/13h). Com a transferência de Aline Midlej para o Rio de Janeiro, o parceiro tem grandes chances de sair de São Paulo. A ideia, com isso, é retomar o formato clássico do programa, com dois âncoras em praças diferentes.

Desde setembro de 2016, Raquel (RJ) e Aline (SP) dividiam o comando do telejornal, que tornou-se um dos destaques de audiência da emissora do Grupo Globo. A demissão de Novaes, porém, é atribuída à sua falta de improviso e excesso de formalidade em frente às câmeras. Querida nos bastidores, a jornalista sempre optou por um tom mais sério, algo que destoa dos demais âncoras da GloboNews no momento.

Caso a ideia prospere, Midlej tem grandes chances de contar com a parceria de Fabio Turci, atualmente na função de repórter na Globo São Paulo. Ex-correspondente da emissora em Nova Iorque, Turci voltou a ser apresentador eventual dos telejornais locais paulistas após seis anos afastado da função.

Qualquer mudança nesse sentido, bem como a manutenção de Aline Midlej como única âncora, só terá o martelo batido após a cobertura do pleito americano e das eleições municipais brasileiras.

Bem avaliado pela direção da Globo, Fabio é visto com um perfil próximo ao de César Tralli, figura em alta na cúpula da emissora, haja vista seu desempenho à frente do SP1, na TV aberta, e do Edição das 18h, no cabo. Ambos passam credibilidade e agradam aos telespectadores, fatores determinantes para o mercado publicitário.

O menino de ouro

Outra definição que deve sair em breve envolve o nome de Alan Severiano. Data hoje, são enormes as chances de o jornalista ser fixado como âncora do SP2, em substituição a Carlos Tramontina – o posto estava reservado para Márcio Gomes, que assinou com a CNN Brasil.

Além da simpatia dos chefes e de William Bonner, Alan conquistou fama de pé quente: desde que assumiu a segunda edição do SPTV, o noticiário paulistano ganhou público e mais repercussão nas redes sociais, passando de 22/23 pontos para 25/26.

O anúncio envolvendo o SP2, todavia, deve esperar mais um pouco. Além do noticiário, a Globo planeja anunciar uma troca na bancada do Bom Dia Brasil, com a saída definitiva de Chico Pinheiro, o que pode se estender, dependendo da configuração, às titularidades do Bom Dia São Paulo, Bom Dia Rio e RJ2.

A super poderosa 

Com cada vez mais destaque na GloboNews, podendo, inclusive, assumir o comando do Em Pauta, caso ocorra a transferência de Marcelo Cosme para a Globo, Aline Midlej também será figura cada vez mais frequente na TV aberta.

A jornalista deve ser integrada ao rodízio do Jornal Nacional nas próximas semanas, enquanto a pandemia não permite o rodízio entre os “substitutos oficiais”. Há também a possibilidade de Midlej, mas isso só com o fim da crise sanitária, ser oficializada como substituta de Maju Coutinho no Jornal Hoje aos sábados.

CONTINUE LENDO →

João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email jpdellsanto@rd1.com.br.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com