Segunda Chamada
Hermila Guedes (Sônia) em anúncio do novo horário de Segunda Chamada; Globo ouve apelo do público (Imagem: Reprodução / Globo)

Na última terça-feira (15), em homenagem ao Dia dos Professores, a Globo inverteu a ordem de exibição das séries Segunda Chamada e Filhos da Pátria. A “homenagem”, porém, tinha caráter de teste. Com o acréscimo de audiência nas duas faixas, a emissora optou por fixar os novos horários. Discretamente, por meio de releases e propagandas na TV, passou a anunciar Segunda Chamada “logo depois de A Dona do Pedaço” e Filhos da Pátria na sequência.

Entretanto, a discrição da Globo em torno da mudança não esconde o equívoco dos responsáveis pela programação. Evidente que a estação não vai sair por aí alardeando o erro – também foi assim quando reduziu a extinção do Vídeo Show, em janeiro, à uma linha de um comunicado oficial de páginas acerca das estreias do mês.

O que surpreende é ver a Globo tropeçar seguidamente enquanto os muitos “especialistas em TV” do Twitter e de outras redes sociais apontam caminhos mais seguros. Foi o que vimos com Segunda Chamada e Filhos da Pátria desde o anúncio das estreias e dos respectivos horários.

Também após o anúncio do inexplicável cancelamento de Sob Pressão, felizmente revogado. O mesmo acerca das informações preliminares do Se Joga, atração mal formatada – e malsucedida –, incapaz de fazer frente à ‘Hora da Venenosa’ da Record. E ainda quando das gravações de chamadas para Eta Mundo Bom (2016), suspensa após protestos, em Vale a Pena Ver de Novo.

A Globo vale-se de inúmeras pesquisas para formatar sua programação. Mas parece não ouvir os conselhos e apelos de um público que se manifesta sempre de forma espontânea a favor da casa. Evidente que, para tal, o filtro se faz necessário – não dá para atender quem clama pela volta da TV Globinho.

A empresa que criou um algoritmo para selecionar os filmes da Sessão da Tarde talvez precise de ferramenta semelhante para absorver tudo o que o telespectador tem a dizer. E ensinar. Como fez quando trouxe Avenida Brasil para a vaga de Eta Mundo Bom à tarde. E agora, com a inversão de Segunda Chamada e Filhos da Pátria.

🔔Boletim RD1 | Notícias dos Famosos