Após manifestações, Datena confronta Bolsonaro, que encontra colo em Sikêra Jr

Bolsonaro
Jair Bolsonaro e Sikêra Jr no Alerta Nacional; manifestações rendem elogios de colega e críticas de José Luiz Datena (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

O Brasil Urgente, da Band, e o Alerta Nacional, da RedeTV!, adotaram posturas completamente diferentes ao abordarem as manifestações que ocorreram nesta terça-feira (7). No Dia da Independência, atos contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tomaram conta das ruas de várias cidades pelo país.

O que se viu na televisão, no entanto, foram visões bem diferentes das manifestações, a depender do alinhamento político de cada emissora. José Luiz Datena, por exemplo, usou o espaço do jornalístico para tecer críticas ferrenhas ao chefe do Executivo, que chegou a inflar os apoiadores contra o Supremo Tribunal Federal e atacou o ministro Alexandre de Moraes.

O presidente poderia ter ajudado fazendo um discurso conciliador. Ele fica pregando que o Supremo seja enquadrado. Os poderes têm que ser equilibrados. Ele é o líder da nação, mas democracia significa equilíbrio entre os poderes. Essa história de enquadrar o Supremo é golpe em outras palavras“, disparou o apresentador, logo no começo do Brasil Urgente. Datena, vale ressaltar, tem deixado claro que vai tentar concorrer contra Bolsonaro nas eleições de 2022.

Sikêra Jr – que é bolsonarista de carteirinha – seguiu a cartilha da emissora paulista e rasgou elogios aos atos que ocorreram em apoio a Bolsonaro. E não foi só ele que tomou essa atitude no Alerta Nacional. Até mesmo os repórteres do programa defenderam o presidente e seus apoiadores.

Enquanto noticiava o ato, uma jornalista, direto de Brasília, disse que o “dia foi de alegria” e que a “oposição fez um pouco de barulho“: “Uma manifestação pacífica, coisa bonita de se ver. […] A democracia foi feita para isso, cada um respeitando o limite do outro“. Outros integrantes comemoraram o fato de famílias terem ido aos protestos.

Apesar de garantir que é um apoiador da democracia, o apresentador fez críticas pesadas às manifestações contra o Governo Federal, debochou das pautas dos atos e afirmou que o dia foi para os bolsonaristas darem “um recado ao mundo inteiro“. “São pessoas do bem, que querem o melhor para a família. Quando canta o Hino Nacional o povo de bem se arrepia“.

Necessidade

A GloboNews dedicou o dia inteiro de ontem para cobrir as manifestações que ocorreram em todo o país, mas um detalhe chamou a atenção do público. O canal chegou a utilizar imagens da Folha Política no YouTube, um dos canais bolsonaristas acusados de transmitir fake news e que já foi punido pelo TSE.

O momento utilizado pela GloboNews foi justamente quando Bolsonaro discursava na Avenida Paulista. O Grupo Globo optou por não colocar repórteres nas ruas nos atos para evitar ataques e até agressões aos seus profissionais.

O sol nascerá

Novela de Paulo Halm e Rosane Svartman, Bom Sucesso (2019) promete repetir o sucesso de Totalmente Demais (2015), também assinada pela dupla, no exterior. A trama estrelada por Antonio Fagundes e Grazi Massafera foi adquirida pela portuguesa SIC.

Falando nisso

A Globo reservou espaço no portal em que oferece conteúdo ao mercado externo para as produções de maior êxito mundo afora. Além de Avenida Brasil (2012), Totalmente Demais, A Vida da Gente (2011), Caminho das Índias (2009) e Da Cor do Pecado (2004), a página exalta O Clone (2001), o compacto em 12 capítulos de Verdades Secretas (2015) e O Outro Lado do Paraíso (2017).

E que novidade!

A confirmação de Roberta Gualda no elenco de Além da Ilusão, na edição de ontem (7) da coluna Curto-Circuito, repercutiu nas redes sociais. A atriz, com passagem recente pela Record, é sempre associada à personagem Paulinha, de Mulheres Apaixonadas (2003). Ano passado, com a reprise do folhetim de Manoel Carlos no Canal Viva, a desagradável aluna do colégio ERA virou meme no Twitter – o “já estão sabendo da grande novidade?”. Essa figurinha carimbada serviu para festejar, na web, o novo acerto de Roberta com a Globo.

Memória

O remake de Anjo Mau completa 24 anos nesta quarta-feira (8). A saga da babá Nice (Gloria Pires), desenvolvida por Cassiano Gabus Mendes e atualizada por Maria Adelaide Amaral, revitalizou o horário das seis. O estilo contemporâneo, e de tintas fortes, faz falta na faixa que, há tempos, é dominada por produções de época, dos romances impossíveis e melosos. Investidas como Barriga de Aluguel (1990), Mulheres de Areia (1993), História de Amor (1995) são sempre bem-vindas…

Perfil

Gabriel Sanches
Gabriel Sanches, a Rúbia de Pega Pega, marca presença em Quanto Mais Vida, Melhor!, próxima novela das 19h (Imagem: Oseias Barbosa)

Vai ter dose dupla de Gabriel Sanches às 19h! O ator que viveu a drag queen Rúbia em Pega Pega (2017), em edição especial, está escalado para a próxima novela inédita da faixa, Quanto Mais Vida, Melhor!. “Para mim, que vivo da minha arte e que estou na ralação constante em busca de novos projetos, novas oportunidades, é uma sensação de que está dando certo”, celebra.

Cabe destacar que, como Rúbia, Gabriel está inserido no principal núcleo de Pega Pega. A drag é a amiga fiel da protagonista Luiza (Camila Queiroz): “A história da Rúbia foi acontecendo junto com o desenrolar da trama. Não sabíamos muito bem onde tudo ia dar. Eu ia atuando, os capítulos iam ao ar, a Claudia Souto, autora, ia escrevendo e acho que todos nós fomos nos envolvendo juntos e nos apaixonando”.

Duh Secco e Luiz Fábio Almeida
A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e Luiz Fábio Almeida, editores-assistentes do RD1 e reúne, de terça a sábado, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›