Após o Globoplay, Netflix anuncia documentário sobre João de Deus

João de Deus
Netflix lança série documental sobre João de Deus (Imagem: Reprodução / Globo)

Sucesso no Globoplay, a história sobre João de Deus agora será contata também na Netflix. O serviço de streaming anunciou para o mês de agosto o lançamento da produção documental sobre o homem que ficou conhecido mundialmente por suas cirurgias espirituais e também foi responsável por um dos maiores escândalos de assédio sexual do Brasil.

Apesar do conteúdo similar, não será uma copia. O que aconteceu foi que a equipe de Pedro Bial, responsável pela construção do projeto no Grupo Globo, e a da Netflix fizeram as gravações ao mesmo tempo, porém o Globoplay foi mais rápido na entrega do conteúdo. Sendo assim a gigante optou por adiar por um ano a sua estreia.

Inclusive, muitas mudanças foram feitas para que se distanciasse ao máximo do projeto que já foi exibido pela concorrente. Alguns eventos dramatizados por atores foram descartados e a abordagem reformulada.

Agora, o plano da Netflix é focar na história da seita de Abadiânia, no interior do Goiás, de maneira parecida com a que ocorreu em Wild Wild Country, sobre o guru Osho, contando também como foi a juventude do médium e como ele acabou acusado de tantos crimes.

Cabe lembrar que Em Nome de Deus, do Globoplay, foi conduzida pela jornalista Camila Apple e pelo apresentador Pedro Bial. “Toda reportagem e investigação tem um começo, mas não necessariamente tem um término ou, pelo menos, um término em um horizonte  imediatamente visível”, disse o global em entrevista cedida pela Globo.

“Quando pusemos no ar o programa que expôs as denúncias relatas pelas mulheres em relação ao João de Deus, ainda não sabíamos, mas começamos a perceber, logo após a exibição, que a história tinha outros capítulos e outros episódios, e que a atividade criminosa de João de Deus não se restringia ao abuso sexual de pessoas vulneráveis”.

O documentário surgiu como uma consequência natural do trabalho da reportagem, que continuou”, afirmou. “Quando você começa a cavar um túnel, você vai percebendo que vai chegando em um lugar e vai descobrindo também novos caminhos, e a história vai crescendo… Foi isso que aconteceu e essa história está contada no documentário”.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›