Após TV Aparecida e SBT, filmes dos Trapalhões estreiam em novo canal

Os Trapalhões
Zacarias, Mussum, Renato Aragão e Dedé Santana em Os Saltimbancos Trapalhões; TV Brasil adquire filmes do quarteto produzidos nas décadas de 1970 e 1980 (Imagem: Divulgação / Renato Aragão)

Os filmes estrelados pelo grupo Os Trapalhões, formado por Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias, estão de casa nova. A TV Brasil fechou acordo com a empresa do intérprete de Didi Mocó, desembolsando R$ 225 mil pelos direitos de exibição de 15 longas-metragens da trupe que fez história na Globo. A informação é do jornalista Flávio Ricco, através do portal R7.

Todas as produções foram realizadas nas décadas de 1970 e 1980. A TV Aparecida exibiu algumas destas obras, tempos atrás. Os filmes chegaram ao SBT este ano, ocupando as noites de sexta-feira, dentro da faixa Tela de Sucessos; a estreia do Show do Milhão com Celso Portiolli acabou tirando a sessão, e consequentemente Os Trapalhões, do ar.

A filmografia do quarteto, no período agora em posse da TV Brasil, inclui clássicos como Cinderelo Trapalhão (1979), Os Saltimbancos Trapalhões (1981), Os Trapalhões na Serra Pelada (1982) e Os Trapalhões e o Mágico de Oróz (1984). Ainda não se sabe quais foram os títulos adquiridos pela rede mantida pelo Governo Federal.

A história dos Trapalhões tem início na década de 1960, quando Renato Aragão passou a dividir o humorístico Adoráveis Trapalhões, da TV Excelsior, com outros três nomes. No início dos anos 1970, Renato migrou para a Record ao lado de Dedé Santana e Mussum – além de Roberto Guilherme, o Sargento Pincel –, para comandar Os Insociáveis.

A transferência para a Tupi, ainda nesta década, marcou o ingresso de Zacarias no time. Em 1977, o grupo foi contratado pela Globo. Foram anos de sucesso nas noites de domingo, sempre antes do Fantástico. Zacarias faleceu em 1990, vítima de embolia pulmonar. Mussum partiu em 1994, em decorrência de problemas cardíacos. Posteriormente, Renato e Dedé se reencontraram em outros trabalhos.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›