Arthur Nory desabafa após críticas por atitude racista contra atleta

Arthur Nory
Arthur Nory desabafa após críticas por atitude racista contra atleta (Imagem: Reprodução / Instagram)

Arthur Nory usou as redes sociais no último domingo (11) para desabafar sobre os ataques de ódio que recebe com frequência por conta de uma atitude racista que teve contra o atleta Angelo Assumpção, há cerca de 5 anos.

O ginasta se pronunciou sobre o assunto no campo de comentários de um post no Instagram que falava sobre as críticas que a Globo ganhou por exibir uma reportagem com ele no programa Esporte Espetacular.

“Há muitos anos atrás cometi um ato RACISTA, era imaturo e não tinha noção do que minha atitude poderia desencadear, isso não isenta minha culpa de forma alguma, mas acho importante pontuar. Fui punido e, hoje, convivo com todas as consequências da minha fala”, iniciou o competidor olímpico.

“Sinto-me mal e tenho vergonha de minha atitude RACISTA. Mas, sim, fui punido e, ainda, sou punido a todo instante por algo que cometi há 5 anos. O TEMPO NÃO APAGA A GRAVIDADE DO QUE FIZ, mas, sem dúvidas, ele modificou-me enquanto ser humano. Hoje, não sou mais o Arthur de 5 anos atrás. Agora, eu luto e não compactuo com atitudes com as quais outrora tive”, prosseguiu.

“Todavia, gostaria de chamar atenção de todos aqueles que destilam ódio contra mim: as pessoas PODEM SIM APRENDER COM SEUS ERROS, se não fôssemos capazes de mudar, não haveria sentido na nossa existência. Minha fala hoje é um grito de desespero, muito profundo e sincero. O desespero de uma pessoa que reconhece a gravidade do que fez e NUNCA MAIS REPETIU UMA ATITUDE GRAVE COMO AQUELA. Além disso, concretamente luto por mudanças”, disse ainda.

Em outro trecho do texto, Nory falou a respeito do seu processo de evolução como ser humano: “Reconheço tudo aquilo que fiz, mas peço: julguem o meu processo de mudança pessoal”.

“Fui atrás de entidades que lutam contra o racismo, aprendi e busquei entender o porquê minha fala havia sido tão grave e errônea. Ângelo não foi demitido por minha causa!!! Ademais, após sua demissão fui uma das pessoas que tentou ajudá-lo. Fui atrás dele, pois tenho uma dívida pelo mal que o fizera. Mas, ENTENDAM, eu não sou mais o Nory de 5 anos atrás. EU MUDEI”, ressaltou.

“Quantos de nós já cometemos atitudes condenáveis? A diferença é que reconheci todo mal que fiz e busco melhorar a cada dia e me colocar à disposição da luta antirracista. Perdoem-me pelo tamanho do desabafo, mas é o grito silenciado de alguém que apesar de reconhecer que existe uma estrutura a seu favor, não aguenta mais tanto ódio ao longo de todos esses anos!”, completou ele.

Confira:

Arthur Nory
Arthur Nory desabafa após críticas por atitude racista contra atleta (Imagem: Reprodução / Instagram)

Álvaro Penerotti
Álvaro Penerotti sempre foi bastante engajado a tudo que envolve o mundo da TV e Famosos. Com intensa vivência na área de jornalismo e mídias sociais, já trabalhou em rádio e também em importantes veículos de comunicação na web. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @AlvaroPenerotti.
Veja mais ›