Artistas querem Lei Paulo Gustavo para injetar R$ 4 bilhões no setor cultural

Paulo Gustavo
Paulo Gustavo é homenageado em projeto de lei (Imagem: Reprodução / Globo)

A produtora Paula Lavigne está convidando membros do setor cultura para uma reunião nesta quinta-feira (20), às 20h, através da plataforma Zoom, para dar início as discussões para um projeto de lei em homenagem ao ator Paulo Gustavo (1978-2021), vítima da Covid-19.

Segundo informações do jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a produtora está envolvida no assunto em nome do Movimento 342 e da Mídia Ninja para a discussão da tramitação do projeto no Senado, assinado pelo senador Paulo Rocha (PT) e outros membros do Congresso Nacional.

O nome escolhido é em homenagem ao artista morto pela Covid-19 em 4 de maio deste ano. O projeto propõe injetar no setor cultura e audiovisual algo próximo de R$ 4,3 bilhões.

“É importante que fique claro que estes recursos são do próprio setor, notadamente do Fundo Nacional de Cultura e que o governo quer usar para abater a Dívida Pública”, explica Paula Lavigne em conversa com a reportagem.

No debate virtual, está confirmada a presença do gestor cultural Marcos Souza, conhecedor do Ministério da Cultura e hoje integrante do Senado.

Paulo Gustavo perdeu a luta para o coronavírus após quase dois meses internado por complicações da doença. Em março, ele foi internado no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, e dias depois foi intubado por causa da Covid-19.

Após uma melhora aparente no final de abril, uma piora em seu estado de saúde foi divulgada pelos médicos, que disseram que a situação era irreversível. Na noite do dia 4 de maio, às 21h12, o hospital divulgou a morte do humorista e abalou familiares e fãs dentro e fora do país.

Marcus Majella, melhor amigo de Paulo Gustavo, tomou a primeira dose da vacina e falou no parceiro. “A vacina tão sonhada que meu amigo não conseguiu tomar. Mas levei ele no meu peito pra participar desse momento comigo. Ele ficaria feliz!”, considerou. “Falava pra mim toda semana: ‘Marquinhos, cuida da sua saúde, porque a senhora é hipertensa, Viado’. Tô me cuidando, querido amigo”, disse ele.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›