Ator e dublador Isaac Bardavid morre aos 90 anos no Rio de Janeiro

Isaac Bardavid
Isaac Bardavid morreu aos 90 anos no Rio de Janeiro (Imagem: Divulgação / Globo)

Veterano das dublagens, Isaac Bardavid morreu nesta terça-feira (1), aos 90 anos. Responsável pela voz de Wolverine, do X-Men, do Tigrão do Ursinho Pooh, entre outros personagens de filmes, ele estava internado tratando um enfisema em hospital de Niterói, no Rio.

A doença é degenerativa e agride os tecidos do pulmão. Em post feito no Instagram do artista, a família informou: “O quadro hospitalar do Isaac estava ok, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo, mesmo intubado, mesmo recebendo oxigênio pela máquina, os alvéolos não davam conta de transmitir o oxigênio recebido para o sangue”.

“O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado”, acrescentou o comunicado.

Veja Também

O perfil ainda declarou: “Isaac sempre fazia os outros sorrirem, sempre fazia piadas, sempre estava feliz. Ele já se perguntava a algum tempo “porque ele ainda estava vivo”, pois nessa pandemia ele recebeu muitas notícias de amigos dubladores morrendo, ele ficava cada vez mais triste e sem entender como pessoas jovens estavam indo tão antes dele”.

“Questionamentos à parte, Isaac se foi, mas seus trabalhos ficarão aí, sua voz é imortal enquanto vocês se lembrarem dele. Quem gosta de leitura tbm pode tê-lo com seus livros. O segundo livro dele está para ser finalizado agora em fevereiro. É triste saber que ele não viu seu segundo livro pronto. Como era o projeto favorito dele, eu nem me meti nas escolhas, mas algumas coisas ainda não estavam decididas, então irei tomar as rédeas do projeto do livro para poder finalizar as questões pendentes e passar mais detalhes a vocês”, completou.

Isaac Bardavid e suas várias vozes

O dublador ficou muito conhecida ao dublar personagens como Wolverine, Freddy Krueger, Tigrão do Usinho Pooh, Robotnik do Sonic e Esqueleto do He-man. O ator fez dezenas de novelas em mais de 50 anos de carreira, como Irmãos Coragem (Beato Zacarias), Escrava Isaura (Seu Chico), O Cravo e a Rosa (Felisberto), Eterna magia (Zequinha) e Além do Horizonte (Klaus).

As suas produções mais recentes foram Dois Irmãos, de 2017, no papel de Abbas, e Carcereiros, de 2021, no papel de Álvaro.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email luizfabio@rd1.com.br
Veja mais ›