Audiência da TV: Sem BBB, Globo perde público em maio

Globo
Globo perde audiência em maio, sem o apoio do BBB 2020 (Imagem: Divulgação / Globo)

A audiência da Globo cresceu consideravelmente, ampliando a vantagem da emissora sobre as principais concorrentes, nos dois primeiros meses da quarentena imposta pela pandemia de coronavírus. Os índices, porém, recuaram em maio, conforme atestam dados do Painel Nacional de Televisão (PNT) – que afere os índices de 15 regiões metropolitanas.

De março para maio, a Globo perdeu 2,1 pontos. Na média 24 horas (das 6h às 5h59), o canal emplacou 12,3 pontos e 31,7% de participação no número de televisores ligados (share) em maio. Há dois meses, foram 14,4 pontos e 36,2% de share. No PNT, cada ponto equivale a 260.558 domicílios.

A queda de audiência pode estar relacionada tanto ao afrouxamento da quarentena quanto às mudanças de grade. Em março e abril, a programação destacou a reta final do BBB 2020, bem como os últimos capítulos de Avenida Brasil (2012) em Vale a Pena Ver de Novo. Ainda, a transição das novelas inéditas, suspensas por conta do avanço da covid-19, para reprises.

A nova linha de shows, sem BBB, só tem registrados índices similares aos do reality às sextas-feiras, com o Globo Repórter. Eta Mundo Bom (2016) manteve os bons números de ‘Avenida’, assim como Totalmente Demais (2015) na faixa de Salve-se Quem Puder e Fina Estampa (2011) na vaga de Amor de Mãe. Em contrapartida, Novo Mundo (2017) derrubou o horário das 18h.

Também de março para maio, o SBT perdeu a vice-liderança para a Record. Há dois meses, o placar indicava 4,9 para a emissora de Silvio Santos versus 4,8 do canal de Edir Macedo. Em maio, 4,4 e 4,3 a favor da Record. O SBT padeceu com as mudanças de grade implantadas pelo “patrão”, especialmente na faixa do Triturando – antes chamado Fofocalizando.

CONTINUE LENDO →

Duh Secco é “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.

ALERTAS GRATUITOS