Audiência e qualidade levam Globo a mudar “Espelho da Vida” e “O Tempo Não Para”

João Baldasserini e Juliana Paiva como Emílio e Marocas, em “O Tempo Não Para” (Imagem: Paulo Belote / Globo)

Estão em curso as mudanças planejadas pela Globo para otimizar o rendimento de “Espelho da Vida”, novela das 18h, e “O Tempo Não Para”, trama das 19h. Segundo informações do jornalista Daniel Castro, os telespectadores reagiram à queda de ritmo das duas produções.

A audiência reflete o desacerto. Dos 19,9 pontos registrados nos primeiros cinco capítulos – 25 a 29 de setembro –, “Espelho da Vida” foi a 18,1 na semana passada – 22 a 27 de outubro; o “Cidade Alerta”, com a repercussão de casos de desaparecimento, chegou a se aproximar do folhetim.

“O Tempo Não Para” caiu de 29,4 em seu início – de 31 de julho a 4 de agosto –, para 24,5 na semana passada. O público reagiu mal à separação do casal protagonista, Samuca (Nicolas Prattes) e Marocas (Juliana Paiva); o desenlace, mal alinhavado pelo roteiro, veio acompanhado de alterações de horário por conta da propaganda política.

Resposta

A Globo espera que a novela de Elizabeth Jhin, às 18h, reaja com a chegada de Pedro (Rafael Cardoso), a versão contemporânea de Danilo (também Rafael), par de Júlia Castelo (Vitória Strada) na década de 1930. O filho até então desaparecido de Margot (Irene Ravache) passará a disputar Cris (também Vitória), reencarnação de Júlia, com Alain (João Vicente de Castro). Em avaliação interna, a emissora concluiu que Jhin demorou a inserir o tipo na narrativa, com a intenção de, a princípio, induzir o telespectador a rejeitar o casal Cris e Alain.

Já a trama de Mário Teixeira vai abrir mão do vilão, Emílio (João Baldasserini), que se casaria com Marocas usando de chantagem. Sem função, o advogado acaba vítima de um plano de Betina (Cleo Pires) para matar a mocinha. Baldasserini, porém, segue em atividade. Durante o velório de Emílio, o ator surgirá como Lúcio, irmão gêmeo do falecido. Em entrevista a Castro, o autor afirmou que “esse tipo de reviravolta movimenta a trama, causa comoção e surpresa”. E que empregou recurso semelhante em “Liberdade, Liberdade” (2016), com a morte de Branca (Nathalia Dill).

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.