Autor de Pantanal avança em batalha milionária contra o SBT

Juma (Cristiana Oliveira) em Pantanal
Autor de Pantanal avança em batalha milionária contra o SBT (Imagem: Reprodução / Manchete)

Há alguns anos, o SBT se envolveu em uma grande polêmica com Benedito Ruy Barbosa, autor da primeira versão de Pantanal. A trama, que foi exibida pela TV Manchete em 1990, teve uma reprise exibida pela emissora de Silvio Santos em 2008.

De acordo com informações do site NaTelinha, o Superior Tribunal de Justiça deu parecer favorável para a realização de uma perícia para avaliar o valor da indenização. Anteriormente, a emissora já havia sido condenada a pagar uma multa no valor de R$ 250 mil para o autor.

Porém, o novelista acabou entrando com um recurso e pediu um valor ainda maior. Ele alegou que a quantia anterior é baixa, já que a emissora lucrou muito mais do que isso com a exibição do folhetim na integra. Benedito havia solicitado primeiro R$ 50 milhões, mas foi negado.

Veja Também

“Ele não aduz pura e simplesmente que a perícia é necessária para apurar a indenização devida. Com efeito, as razões do recurso especial aduziram que a realização da prova apresentava-se necessária como forma de dar cumprimento ao que foi definido no título judicial transitado em julgado”, diz um trecho do documento.

“Para que, levando em conta a observação relativa aos lucros percebidos, seja fixado percentual sobre tal verba que sirva de efetiva recomposição dos danos morais do autor”, acrescenta.

Processo teve resultados após o início do remake de Pantanal na Globo

O andamento do processo aconteceu justamente no momento em que o remake da trama, escrito por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, está no ar na Globo. O Superior Tribunal de Justiça já havia decidido em 2009 que os direitos da obra são do autor e não do acervo da Manchete.

Apenas ele poderia ser o responsável por negociar a obra com terceiros. O contrato com a Globo prevê que fica proibida a venda da trama original de 1990 para qualquer concorrente. Os próximos passos do processo devem sair em alguns meses.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›