Autora de Vale Tudo assume “irresponsabilidade” ao aceitar fazer remake na Globo

Manuela Dias, autora do remake de Vale Tudo, que vem enfrentando sérias dificuldades para emplacar na audiência, abriu o jogo sobre a pressão e os desafios de liderar a nova versão da icônica novela das nove da Globo.

Vale Tudo
Autora de Vale Tudo falou sobre ter aceitado fazer o remake (Imagem: Reprodução – Globo / Montagem – RD1)

Durante participação no Rio2C, segundo o Notícias da TV, a escritora não poupou sinceridade ao admitir que aceitou o convite da emissora sem pensar nas consequências.

“Eu aceitei em meio segundo. Não pensei nem por um minuto: ‘Meu Deus, será que isso não é uma roubada?’. Fiquei felicíssima na hora, gente, totalmente coitada”, confessou, arrancando risos da plateia.

Manuela destacou que só pensou nas cenas clássicas que poderia recriar: “Só pensei em coisas assim, que eu vou poder rasgar o vestido [da Maria de Fátima, agora interpretada por Bella Campos]. Porque eu assisti a Vale Tudo”.

Manuela Dias fala sobre desafios de fazer novelas na Globo

No evento, Manuela participou de um painel ao lado de Rosane Svartman (Dona de Mim) e George Moura (Guerreiros do Sol), discutindo os desafios de se produzir novelas atualmente.

Em tom de desabafo, a autora ressaltou a complexidade do trabalho: “Eu não consigo simplesmente fazer a novela e ter uma vida tranquila. Assim, eu não consigo nem ter uma vida, que dirá uma vida tranquila? E além de tudo é um produto muito caro, não é um negócio que eu tô fazendo, sei lá, um bordado em casa, é um negócio que tem que funcionar!”.

O remake de Vale Tudo estreou sob forte resistência de fãs da obra original, exibida em 1988 e considerada um dos maiores marcos da teledramaturgia brasileira.

Desde então, Manuela vem sendo alvo de críticas e ataques nas redes sociais, principalmente de espectadores que desaprovam as adaptações feitas em relação ao texto clássico.

“Eu não sou capaz de repetir o tipo de xingamentos e de coisas louquíssimas [que recebo], de como as pessoas se referem [a mim]. É muito desafiador ouvir, porque a forma é tão pesada”, disse.

Autora de Vale Tudo revela participação nas redes

A autora também revelou que mantém um perfil anônimo na rede social X (antigo Twitter) para acompanhar as críticas, embora admita que a experiência não seja fácil.

“Eu não tenho esse distanciamento, nem a maturidade, nem nada. Eu gosto de ouvir, claro, o que é possível, porque a forma de engajar está muito violenta, muito louca, muito catártica, a galera está pirando”, confessou.

Apesar das dificuldades, Manuela Dias reforçou que está satisfeita por ter topado o desafio: “Que bom que eu aceitei! Porque eu ainda pensei: ‘Vai ser tipo fazer um PhD, porque eu vou ter que estudar essa novela, vai ser como fazer uma espécie de mestrado'”.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]