Autora se pronuncia após “racismo reverso” em Nos Tempos do Imperador

Nos Tempos
Autora Thereza Falcão desabafou sobre situação polêmica de seu folhetim global (Imagem: Reprodução / Globo)

Nos Tempos do Imperador rendeu polêmica nas redes sociais após uma cena um tanto quanto duvidosa. Na sequência, Pilar (Gabriela Medvedovski) conversava com Samuel (Michel Gomes) e a personagem fala algo sobre sofrer “racismo reverso”, prática inexistente que faz referência a um suposto preconceito onde brancos, assim como negros, também são discriminados pela cor da pele.

O momento foi parar na internet e rendeu diversos tipos de comentários. O influenciador e pesquisador AD Junior criticou o conteúdo. “Mas gente quem pensou essa cena? São cenas como essa que viram verdades para pessoas desinformadas sobre o período da escravidão. Pessoas negras nem eram consideradas seres humanos e nem poderiam de fato segregar pessoas. Sem poder“, iniciou.

Os brancos poderiam morar até lá no centro da pequena África se quisessem. Eles são e eram DONOS de Tudooo… Pessoas negras viviam em regime de exceção. Um homem preto sentado num banco de uma praça com uma mulher branca, seria um ET que está visitando a sua namorada em Marte… primeiro porque pessoas negras não podiam ‘vadiar’ ou seja, andar sem destino e sentar no banco da praça! Aplicar o conceito de racismo reverso numa fala é muito perigoso e essa cena vai morar na cabeça de milhares de pessoas. Um desserviço total“, completou.

A autora do folhetim global, Thereza Falcão, viu a repercussão do assunto e, nos comentários da publicação do influenciador, ela pediu desculpas sobre a cena e se justificou:

“Foi péssimo. Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi a cena aqui em casa, falei: o que foi isso? Todos os capítulos que vão ao ar até o 24 foram escritos em 2018, gravados na ampla maioria em 2019. Na época não contávamos com uma assessoria especializada, o que só aconteceu no ano passado, com a entrada do [pesquisador de cultura afro-brasileira] Nei Lopes. Hoje assisto a muitas cenas com uma sensação muito longínqua. Mais uma vez pedimos desculpas por cometer erros grosseiros como esse”.

Guinho Santos
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.
Veja mais ›