Autêntico ou sem educação? Ninguém chegou em um consenso sobre a postura de Nelson Piquet. Durante participação no Show do Esporte no último domingo (28), antes da estreia da Fórmula 1 na Band, ele chamou de “Globolixo” o canal que colocou a categoria máxima do automobilismo na vida dos brasileiros.
VEJA ESSA
O ex-piloto e tricampeão de Fórmula 1 esqueceu que foi graças ao canal da família Marinho que o Brasil passou a amá-lo e colocá-lo no hall dos maiores pilotos da história da Fórmula 1. Narradores de dentro do canal já expressaram a opinião que, tirando Ayrton Senna, Piquet foi um dos maiores astros do esporte.
A declaração de Piquet, no entanto, pareceu mais um ataque de um bolsonarista do que uma crítica sobre sua relação pouco amistosa com o canal líder de audiência. O que ficou claro foi o descontentamento da Band com o assunto, que foi elogiadíssima por sua cobertura, mas dividiu as atenções com a atitude do ex-piloto.
Segundo o UOL Esporte, pessoas de dentro do departamento esportivo da Band ficaram tristes com a situação e lamentaram o ocorrido. De olho no fim da treta e de uma possível crise na relação com a Globo, a emissora paulista tirou do ar o vídeo de Piquet atacando a concorrente e emitiu uma nota pedindo desculpas.
“Em relação às opiniões proferidas no último domingo (28), durante a programação especial da cobertura do Grande Prêmio do Bahrein de F1, a Band esclarece que a posição dos nossos entrevistados não reflete necessariamente a da emissora”, declarou.
“Durante os últimos 41 anos, os direitos da F1 foram da Rede Globo e a Band não só reconhece o significativo trabalho feito, como também a qualidade técnica e jornalística, que valorizou e elevou a importância da modalidade”, destacou a empresa.
A Band assumiu as transmissões da Fórmula 1 para as próximas duas temporadas. A primeira corrida foi no último domingo (28), vencida por Lewis Hamilton, da Mercedes, após uma batalha roda com roda com Max Verstappen, da Red Bull.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].