“Bora SP” é o nome do novo telejornal das manhãs da Band. Sob o comando dos jornalistas Joel Datena e Laura Ferreira, o noticiário entra na programação para brigar pela audiência matinal com Globo, Record e SBT, que apresentam seus jornais e se destacam por isso.
Em coletiva à imprensa, a emissora do Morumbi apresentou as novidades que estarão na telinha a partir desta segunda-feira (5), às 7h. Com destaque para São Paulo e Região Metropolitana de São Paulo, o “Bora SP” foi uma criação da Band, conforme contou Joel Datena ao RD1.
“A Band sempre teve um sonho de fazer um telejornal voltado para São Paulo. Um jornal local para a Região Metropolitana de São Paulo. Essa história já vem de muito tempo, mas devido alguns fatos, dentre eles o destaque que conseguimos de algum tempo, a Band percebeu o momento certo para pôr em prática o ‘Bora SP’ e eu recebi com muita felicidade e carinho essa informação“, revelou Joel.
Sobre a concorrência matinal dos telejornais, Datena disse que a Band fica de olho no que está acontecendo nos demais telejornais – “Bom Dia SP” e “Bom Dia Brasil”, na Globo; “SP no Ar” e “Fala Brasil” na Record; “Primeiro Impacto” no SBT: “O que acontece é que todo programa ao vivo, pode ter certeza, um está monitorando o outro, durante a exibição dos programas“.
“O ‘Bora SP’, eu posso te garantir isso, foi elaborado dentro da Band. No coração da Band. Com essência Band de se fazer jornalismo. Os quadros foram montados dentro da emissora e por diretores do canal. Foram moldados de acordo comigo, apresentador, com a Laura Ferreira e direcionado pela equipe“, destacou, sobre o processo de criação do noticiário.
“Se houver algum quadro semelhante em outro telejornal, o que pode acontecer, é porque as empresas estão tentando seguir a mesma lógica, o mesmo caminho que é atender o telespectador e que é ter audiência, mas te garanto que surgiu de dentro da Band“, emendou Joel Datena.
Sobre os quadros, Datena disse que o “Bora SP” terá prestação de serviço além de estrutura da Band para que a informação chegue em primeira mão para os telespectadores: “Vamos ter muita prestação de serviço, teremos helicóptero, pois para se respirar notícia é preciso ter estrutura para sabermos o que está acontecendo na região metropolitana de São Paulo“, disse.
- Veja Também: Denílson pode deixar a Band e acertar com a Globo
“O novo telejornal da Band terá um olhar construtivo sobre a cidade e tem o compromisso de cobrar soluções. Mais do que apenas denunciar os problemas, vamos apontar as alternativas para resolvê-los“, disse o diretor executivo de jornalismo da Band, André Luiz Costa.
Em relação à programação matinal da Band, com “Café com Jornal”, “Bora SP” e “Aqui na Band”, Joel disse que os programas conversam entre si.
“Todo mundo tem a certeza de que a união é a melhor formula para o sucesso. Então, o ‘Café’ já vem de manhã respirando notícia, acompanhando tudo o que está acontecendo e passando pra gente, na grade, que teremos uma linguagem mais popular ao lado do povo e ouvindo o que as pessoas estão falando e precisando com quadros especiais“, declarou.
“Na sequência, vem o ‘Aqui na Band’, com a Silvia Poppovic e o Luís Ernesto Lacombe como uma opção de entretenimento. Logo após vem o Neto e a Renata Fan. Logo pela tarde tem o ‘Melhor da Tarde’ com a Cátia Fonseca que é uma figura sensacional. Depois vem o Datenão com o ‘Brasil Urgente’ e aquele jeito único de dar a informação“, emendou.
“Então, a grade de programação da Band está amarrada da melhor forma possível. Já deu pra ver, por esta conversa que estamos tendo, que a Band está cada vez mais querendo ficar atenta ao que está acontecendo na cidade de São Paulo, pois a Band teve sempre essa característica de se destacar no ao vivo“, concluiu.
Adotando o lema “Somos Todos Band”, a emissora quer ser multiplataforma em sua programação e, com as novas manhãs recheadas de informação, os executivos da enxergam a possibilidade de se usar tais ferramentas.
“Queremos a participação das pessoas não só do primeiro ao último minuto do jornal, mas ao longo de todo o dia nas redes sociais. E, ouvindo o que elas têm a dizer, também geraremos conteúdo e buscaremos solução sobre os problemas da região“, contou Laura Ferreira.
Investimentos na programação
Buscando “morder” um pedaço da fatia do mercado jornalístico, a Band está atenta nas transformações que vem ocorrendo no Brasil. Diante disso, a emissora do Morumbi planeja fazer uma alteração em seus telejornais além de mexerem na grade de programação.
De acordo com o diretor executivo da emissora, Caio Luiz de Carvalho, o novo projeto que estreia na próxima segunda, “Bora SP”, faz parte das novidades que o canal busca: interação com toda a plataforma da Rede Bandeirantes de Comunicação.
“Eu cuido da Band São Paulo, caso do ‘Bora SP’, e da programação de jornalismo. Para que este telejornal entrasse na grade de programação, o ‘Café com Jornal’ vai começar às cinco horas da manhã, ou seja, o jornalismo da Band vai começar às cinco da madrugada“, contou ao RD1.
Caio ainda reforçou que a grade da emissora apostará na informação ao vivo e atenta ao que acontece em São Paulo, no Brasil e no mundo. “Serão duas horas de ‘Café com Jornal’, começando às cinco. Depois vem duas horas do ‘Bora SP’ cobrindo São Paulo e a Grande São Paulo“, pontuou.
Novo telejornal: “Band Notícias”
De acordo com André Luiz Costa, diretor de jornalismo da Band, outro lançamento do jornalismo vem para trazer informação de maneira diferenciada aos telespectadores do canal.
“A Band vai estrear o ‘Band Notícias’, às dez da noite, mas isso não mexerá com o ‘Jornal da Noite’, que segue fixo em seu horário e em sua análise mais pontual. No entanto, o que acontece de tempos em tempos, é que começamos a preparar uma reformulação dos cenários dos jornais da emissora. ‘Jornal da Noite’ e ‘Jornal da Band’ ganharão novos modelos de cenografia e, como temos que fazer o cenário do’ Band Notícias’, aproveitamos para fazer uma revisão de todos eles“, garantiu o executivo.
Confira:
Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!