Band fecha grande acordo e garante transmissão após ataque da Globo

A Band confirmou oficialmente, nesta sexta-feira (31), o retorno de uma das categorias mais tradicionais do automobilismo mundial à sua programação.

Band
Band terá transmissão da Fórmula Indy em 2026 (Imagem: Reprodução / Band)

Após longas negociações e o recente “ataque” da Globo, que tem ampliado sua presença no esporte com acordos no futebol e em competições internacionais, o canal do Morumbi deu o troco e assinou contrato com a IndyCar Series, garantindo a transmissão da Fórmula Indy a partir de 2026.

O novo acordo, válido por três temporadas (2026 a 2028), marca o retorno da categoria à emissora onde ela se consagrou entre os fãs brasileiros nos anos 1980 e 1990.

A parceria havia sido interrompida há cinco anos, quando a TV Cultura assumiu os direitos. Agora, a Band volta a ocupar um espaço histórico no automobilismo, reforçando seu DNA esportivo e ampliando ainda mais seu portfólio de competições de elite.

“Seguimos mostrando a força do nosso DNA no esporte e, principalmente, no automobilismo. A Indy é uma categoria gigantesca, de enorme tradição e muita história com a Band e com os fãs brasileiros. Esse retorno reforça nosso compromisso com os amantes da velocidade e engrandece a qualidade da nossa programação. Em 2026, continuamos fortes com Stock Car, Fórmula E, Copa Truck, Porsche Cup e, agora, com a Indy”, declarou Denis Gavazzi, diretor de Esportes da Band.

O acordo também foi celebrado por Mark Miles, CEO da Penske Entertainment e da IndyCar Series, que destacou a longa parceria e o respeito do público brasileiro pela competição.

“Adoramos fazer negócios e apresentar a Indy aos admiradores brasileiros com nossos parceiros do Grupo Bandeirantes de Comunicação porque eles têm um grande amor e respeito pela disputa. João Saad sempre foi um amigo e companheiro da modalidade. Retomar esse trabalho conjunto e voltar a levar as corridas à Band é um imenso prazer”, afirmou Miles.

Histórico e relevância do retorno à Band

A Band foi a pioneira na transmissão completa da Fórmula Indy na TV aberta brasileira, ainda nos anos 1980, e desempenhou um papel fundamental na popularização da categoria no país.

O público nacional tem um vínculo histórico com a modalidade, graças ao sucesso de pilotos como Emerson Fittipaldi, Gil de Ferran, Tony Kanaan e Hélio Castroneves, que levaram o nome do Brasil às vitórias nas pistas norte-americanas.

Sérgio Maurício na Band (Imagem: Divulgação / Band)
Sérgio Maurício na Band (Imagem: Divulgação / Band)

Com o retorno da Indy à emissora, a Band reafirma sua posição de principal canal da velocidade no país. Nos últimos anos, a emissora já vinha apostando forte em transmissões esportivas e de automobilismo, mantendo direitos de competições como a Stock Car, Fórmula E, Copa Truck e Porsche Cup.

Calendário e detalhes da temporada

A temporada da Indy 2026 terá 17 etapas, começando com o Grande Prêmio de St. Petersburg, no dia 1º de março, e passando por pistas icônicas como Indianapolis Motor Speedway, Nashville Superspeedway, Portland International Raceway e o tradicional circuito Laguna Seca, em 6 de setembro, que encerra o campeonato.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre a equipe de transmissão, mas o canal deve anunciar em breve nomes conhecidos da cobertura automobilística, com narradores e repórteres experientes que reforçarão o vínculo da Band com os fãs da velocidade.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]