Band veicula campanha com informações erradas sobre Covid-19 e web não perdoa

Band
Band emite comunicado após informação falsa sobre Covid-19 (Imagem: Divulgação / Band)

A Band foi detonada na web, recentemente, após veicular uma campanha com informações falsas sobre a Covid-19. No informativo exibido no Rio de Janeiro e em Presidente Prudente, a pessoa teria como saber se está infectada com o novo coronavírus se prendesse a respiração por 10 segundos – “caso não sinta desconforto, você não está infectado“, dizia a peça.

Outro absurdo foi a recomendação de que os espectadores tomassem água a cada 15 minutos: “Mesmo que o vírus entre, a água o levará até sua barriga, onde os ácidos naturais do estômago o eliminarão“.

Após a veiculação, diversos internautas criticaram a atitude da emissora nas redes sociais. “Fake news do começo da pandemia, que eu até analisei numa pesquisa e que já desmentiram uma série de vezes… surreal“, escreveu uma telespectadora no Twitter. “Não é possível. A gente vai viver o dia da marmota em looping igualzinho como em ‘Feitiço do Tempo’. Isso era fake news lá de março… De 2020“, complementou outro.

Com a repercussão negativa, segundo o UOL, a Rede Bandeirantes emitiu um comunicado, afirmando que foi um “erro individual indesculpável”, e uma correção será transmitida nas cidades em que o vídeo foi veiculado. Confira a nota da emissora:

“No último domingo (7), uma peça de suposta orientação de combate à pandemia da Covid-19 foi veiculada em duas praças da Rede Bandeirantes de Televisão, em um dos intervalos do ‘Show do Esporte’. Contudo, tratava-se de um conteúdo já rejeitado, sem nenhum fundamento científico, e absurdo. Um erro individual indesculpável. Logo depois da veiculação única, as chefias responsáveis detectaram o equívoco e a peça não voltou a ser exibida.

O Grupo Bandeirantes, obviamente, não compactua com informações falsas, erradas e preza, como valor precípuo, pela prestação de serviço adequada aos seus telespectadores. Todas as providências necessárias para evitar a repetição desse erro inaceitável já foram tomadas. Informamos ainda que esta nota será lida na íntegra localmente nas praças do Rio de Janeiro e Presidente Prudente, onde a peça foi veiculada”.

Cabe lembrar que, diferente do que foi anunciado, não é possível fazer o diagnóstico de Covid-19 por conta própria. A única forma de receber um diagnóstico definitivo é realizando o exame clínico e laboratorial.

Confira:

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›