Ana Maria Braga tem comentado diariamente o BBB 2021, além de entrevistar semanalmente os eliminados. Ao repercutir um discurso de Lumena com Fiuk, citando Carla Diaz ao falar de branquitude, a apresentadora deu a entender que acusou a sister de “racismo reverso”. O posicionamento causou revolta nas redes sociais e levou a loira a se retratar.
VEJA ESSA
Saiba tudo sobre o BBB 2021 na cobertura do RD1
A titular do Mais Você polemizou com o seguinte comentário: “Tá acontecendo um ‘reverso’ aí, né? Ali você tem que votar em alguém, não importa se é branco, preto, amarelo, vermelho, você tem que votar em alguém! É um jogo (…) Mas fazer preconceito reverso numa situação dessa eu acho que é uma bobagem. É uma pena perder esse tempo”.
Nessa terça-feira (2), Ana Maria assumiu que errou e citou a repercussão negativa na web: “Sempre que cometo um engano ou erro, eu gosto muito de assumir, porque eu acho que a gente vai aprendendo. Vi várias mensagens nas redes sociais, dizendo que eu havia feito um comentário equivocado. Eu não sabia”.
Seguindo o pronunciamento, a apresentadora explicou o que quis dizer e corrigiu internautas, indiretamente: “Nesse momento eu usei a expressão ‘preconceito reverso’, entendido também por muitos como ‘racismo reverso’. Vieram muitas críticas e eu fui atrás de buscar a informação. Na maioria das vezes, a gente é muito desinformado sobre esse assunto”.
Ana Maria Braga resumiu as orientações que recebeu sobre o assunto, apontando o erro que polemizou: “Muitos ativistas e pensadores da atualidade criticam o discurso de preconceito contra brancos (…) Para esses estudiosos, racismo é um sistema de opressão. Para haver racismo, deve haver relação de poder. Negros não possuem poder institucional para serem racistas com os brancos… E eu aprendi”.
“Isso é um reflexo que a sociedade ainda tem para lidar com essas questões. A gente vai debatendo, vai aprendendo e chamando mais gente para essa conversa. Descobri uma coisa que não farei mais. Não faz sentido usar essa expressão e eu peço desculpas. Eu errei”, continuou a famosa, colocando uma segunda culpa na discussão e também se retratando.
Por fim, a apresentadora negou que discrimine alguém, seja por qual for o motivo: “Nunca fui racista… Nunca vi diferença racial, social ou de qualquer assunto. As pessoas tem que ser o que é, ter orgulho daquilo é, seja qualquer sua decisão e que assunto você queira tocar na sua vida. Com a outra pessoa, temos que ter respeito. Eu sempre tive isso”.
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTQIA+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.