BBB 2021: Ana Maria Braga detona Lumena e fala em “racismo reverso”

BBB 2021
Ana Maria Braga detona Lumena, do BBB 2021 (Imagem: Reprodução/ Globoplay)

Ana Maria Braga surpreendeu ao criticar Lumena Aleluia, do BBB 2021, no Mais Você desta segunda-feira (1º). Tudo aconteceu quando a apresentadora assistiu ao momento em que a emparedada detonou Carla Diaz pela “branquitude” da atriz.

Saiba tudo sobre o BBB 2021 na cobertura do RD1

“Ela tá nessa confusão com a Carla desde do começo do Big Brother, na verdade, o ideal é até a gente ouvir pra tirar nossas conclusões”, iniciou o repórter Ivo Madoglio, chamando as gravações do reality show.

Em momento exibido no matinal, a DJ afirma para Projota: “O rolê com Carla é muito mais profundo, que eu até tenho medo de expor a minha análise sobre a jornada dela aqui. Porque, pra mim, é muito mais profundo, sobre uma pauta que é muito delicada, que é a branquitude. Que é um outro debate do que é ser, exercer e reproduzir privilégios de uma categoria que se chama branquitude”.

Já num outro trecho, a psicóloga questionou a escolha do pódio de Carla Dias, que apontou João Luiz e Camilla de Lucas, durante um dos jogos da Discórdia da temporada.

“O que me incomoda é o que tá por trás dela colocar um pódio com João Camilla e não colocar um… Enfim, um [alguém] com a jornada afetiva dela. Enfim, que imagem ela quer transparecer pro Brasil? De desconstruída, de salvadora de não sei o que, de [pretos] oprimidos. E ela prioriza a bicha preta [João é gay] e uma preta retinta. Que vínculo tão forte é esse?”, desabafou.

No estúdio da Globo, Ana Maria Braga se mostrou irritada com os posicionamentos de Lumena e atacou: “Gente, eu não entendi esse negócio de branquitude, explica pra mim, porque você não é branquitude, então, né? Eu e você somos branquelíssimos-tude aí, né?”.

“Eu sou [branco] azedasso, né, Ana?”, brincou o repórter. “A gente tem culpa disso, né? Da mesma forma, tá acontecendo um ‘reverso’ aí, né? Ali [no BBB] você tem que votar em alguém, não importa se é branco, preto, amarelo, vermelho, você tem que votar em alguém! É um jogo”, disse ela.

O jornalista, então, acrescentou: “Eu acho que assim como o Projota disse lá no começo do programa, a mulher dele é branca, a filha dele é branca. Então, ele não tem, não pode existir essa rivalidade entre o negro e o branco”.

“Tem coisa mais bonita que a mistura? Que dá o mulato, que dá aquele jambo maravilhoso que o brasileiro tem em sua maioria, inclusive”, definiu a apresentadora do Mais Você.

“Sem contar que a gente tem que lembrar que todo mundo que é brasileiro, sendo branco ou negro, não existe ninguém que é brasileiro purinho, que não tenha a raiz negra. Todo mundo por dentro tem a raiz negra. Então a gente tem que lembrar disso todas as vezes”, afirmou Ivo.

“A gente sabe de preconceito que eles sofrem”, garantiu o colega de trabalho Namaria. “Mas fazer preconceito reverso numa situação dessa eu acho que é uma bobagem. É uma pena perder esse tempo”, completou a artista, que acabou criticada no Twitter.

Fábio AlmeidaFábio Almeida
Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna "Do Fundo do Baú", publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email luizfabio@rd1audiencia.com
Veja mais ›