BBB 2021: Polícia toma decisão após denúncia de intolerância religiosa

BBB 2021
Polícia toma decisão após denúncia de intolerância religiosa no BBB 2021 (Imagem: Reprodução/ Globoplay)

A Polícia decidiu que vai apurar a denúncia de intolerância religiosa contra Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena, do BBB 2021. Os participantes foram criticados por atitude dentro do confinamento e o deputado estadual Átila Nunes (MDB-RJ) acionou a Decradi.

Saiba tudo sobre o BBB 2021 na cobertura do RD1

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) instaurou inquérito e já informou que imagens do reality show da Globo serão solicitadas para análise, segundo informações do UOL.

No programa, os participantes relembravam uma conversa que Lumena teve com Lucas Penteado. Nego Di, então, falou: “Eu xangozei”, fazendo um trocadilho desrespeitoso com o orixá Xangô, cultuado nas religiões Umbanda e Candomblé.

Enquanto o humorista brincava com o assunto, segundo o deputado, Karol, Projota e Lumena também mantiveram o tom de ironia na conversa.

“Cheguei a xangôzar no quarto, vei. Ave, Maria”, completou Di. “Você falando é muito engraçado. ‘Eu chamei Xangô, véi’“, disse a rapper, imitando os trejeitos de Lumena, que é adepta da religião de matriz africana.

“Eu xangozei. Eu estou pelo certo com meu orixá, você está pelo errado. Ele está te abandonando”, comentou a baiana, lembrando a conversa que teve com o ator.

Nas redes sociais, a cena foi muito criticada. “Eu desejo que Xangô dê a resposta certa a cada um deles, me admira Lumena, uma mulher de candomblé iniciada pra Oxossi compactuar com isso!”, escreveu uma pessoa.

“Vestir branco não pode não. Explicar o Candomblé e suas origens também não se atreve, agora ouvir uma piada de mau gosto sobre Xangô, (eu não sei quem é Xangô, mas sei que tem uma importância para religiões afro-brasileiras) aí tá tudo bem. Lumena é o que degrada nossa luta“, comentou outro internauta.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›