Assim que os participantes do BBB 2022 são indicados ao paredão, ganham 30 segundos ao vivo para defenderem o direito de continuar na competição por R$ 1,5 milhão. Linn da Quebrada chamou atenção por um termo específico e acabou tendo seu gênero desrespeitado outra vez pelos famosos haters.
VEJA ESSA
Saiba tudo o que rola na casa do BBB 2022 na cobertura do RD1
“Vocês viram a Lina falando no masculino no discurso? ‘Me doando por inteiro’… Mas se é outra pessoa é cancelado”, disparou uma mulher no Twitter, insinuando que nem a cantora tem firmeza com sua própria identidade.
O que a internauta não sabe ou não quis saber, é que “por inteiro” é uma locução adverbial, que substitui o advérbio “inteiramente”. Como o caso citado não é um adjetivo, não há flexão de gênero na palavra, como haveria em “inteiro” ou “inteira”.
Tuiteiros defendem Linn da Quebrada dos ataques na web
A escritora Rosana Hermann foi bem enfática ao refutar a moça: “Minha senhora, vá estudar em vez de falar mal da Lina. ‘Por inteiro’ é uma expressão adverbial, não flexiona com gênero. Você é MEIO chata, não se diz MEIA chata. Na verdade, você é chata POR INTEIRO”.
Os administradores da página de Lina também se pronunciaram: “Algum professor de português (ou instituição) por aqui para explicar que quando o adjetivo é empregado como advérbio, ele permanece invariável? Logo, dizer ‘me doando por inteiro’ é o adequado. Vamos aproveitar essa fala desonesta da Mayara para informar as pessoas?”.
Confira:
Vocês viram a Lina falando no masculino no discurso ?
” Me doando por inteiro”, mas se é outra pessoa é cancelado.#BBB22— Mayara ?✨? (@MahPinheiro94) April 9, 2022
Minha senhora, vá estudar em vez de falar mal da Lina. “Por inteiro” é uma expressão adverbial, não flexiona com gênero.
Você, mayara é MEIO chata, não se diz MEIA chata.
na verdade, você é chata POR INTEIRO.— Rosana Hermann (@rosana) April 9, 2022
Algum professor de português (ou instituição) por aqui para explicar que quando o adjetivo é empregado como advérbio, ele parmanece invariável? Logo, dizer “me doando por inteiro” é o adequado.
Vamos aproveitar essa fala desonesta da Mayara para informar as pessoas? https://t.co/hGWdBuKiAL
— Linn da Quebrada ??♀️ (@linndaquebrada) April 9, 2022
1) estude português
2) não seja transfóbica— Jaum pé de Feijaum ??♀️ (@JaumGodoy) April 9, 2022
A tua professora de português nesse exato momento KKKKKKKKKKKKK volta pra escola fia pic.twitter.com/HWPUgKINEI
— ?(??♀️???) Vigorada pelo Gil do Vigor❤ (@erika_lovatic1d) April 9, 2022
igual tu cancelando a língua portuguesa agora também
— Rebecca Gaia (@rbcgaia) April 9, 2022
Lina cancelada por saber concordância nominal.
— amanda brasil ? (@viuvarica) April 9, 2022
Lina da quebrada se referindo dela no pronome masculino kkkk a militância aqui fora agora morre. “Me entregando por inteiro” #BBB222 #bbb
— So verdades (@BrunoSo90444303) April 9, 2022
A Lina passou o programa inteiro cobrando usarem o substantivo feminino pra ela , e ela mete um ” me doei por inteiro” no ao vivo ! #bbb #BBB22 #ForaLina
— lua (@Camiiii98138536) April 9, 2022
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTQIA+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.