O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a disparar contra a Globo. Em live feita nesta quinta-feira (10), o político acusou a emissora carioca de passar fake news sobre um pronunciamento que fez.
VEJA ESSA
“Uma reportagem da Globo mostra que está escrito que a vacina, tão logo esteja certificada pela Anvisa, nós a distribuiremos a todos os brasileiros, de forma gratuita e não obrigatória”, iniciou o presidente.
“Não é um lapso, porque todo o dia tem matéria nesse sentido. Uma pessoa que não leu, porque ela mostrou na tela a nossa publicação, deve ter dado um choque: ‘Ué, obrigatória?’. Obrigatória só para meu cachorro“, acrescentou ele.
A reportagem citada pelo presidente foi exibida na última terça-feira (8) no Bom Dia Brasil. Na ocasião, a repórter Flávia Alvarenga repercutiu uma mensagem publicada pelo líder do executivo, mas acabou se confundindo ao ler a postagem.
Enquanto na tela o post de Bolsonaro dizia que a vacina contra a covid-19 não seria obrigatória, a jornalista afirmou que ele disse que seria.
“Ontem, o presidente Jair Bolsonaro fez uma postagem em rede social e disse que, em havendo certificação da Anvisa, orientações científicas e preceitos legais, o governo ofertará a vacina a todos, gratuita e obrigatória”, declarou Flávia Alvarenga ao vivo.
Apesar de ter sido apontado pelo político como uma “perseguição” da Globo, o momento aconteceu apenas na entrada do telejornal matinal. Em outros noticiários, a informação foi passada corretamente aos telespectadores.
Como foi na GRobo então foi “erro jornalístico”. Se fosse você, um reles mortal nas redes, seria tachado de “fake news” pela própria GRobo.
A esta altura do campeonato fica difícil acreditar na boa fé da emissora. pic.twitter.com/k8kfQMazpC
— Eduardo Bolsonaro?? (@BolsonaroSP) December 10, 2020
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]