José Luiz Datena entrevistou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por telefone durante o Brasil Urgente da última terça-feira (15). O jornalista ouviu declarações polêmicas do político sobre a vacina contra o novo coronavírus, e permaneceu em silêncio durante toda a conversa.
VEJA ESSA
O apresentador da Band questionou o “capitão” sobre o cronograma de vacinação contra a Covid-19, a vitória do democrata Joe Biden na eleição dos EUA e o escândalo envolvendo a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).
Sobre a vacina, o Chefe do Executivo atacou: “Eu sou totalmente contra a vacina. Enquanto não tiver uma vacina confiável, recomendo o tratamento precoce”. A OMS (Organização Mundial da Saúde), já manifestou diversas vezes que não existe um medicamente que possa ser usado, comprovadamente, na prevenção ou tratamento contra a doença.
A entrevista não gerou polêmica apenas pela fala do presidente, mas pela atitude de Datena, que em maio deste ano disse que não faria mais nenhuma entrevista com o presidente. A decisão foi motivada após a Band ter sido citada na reunião ministerial de 22 de abril. Na época, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse que a emissora estava pedindo dinheiro.
“De preferência, eu não quero mais entrevistar o presidente da República depois de uma atitude dessa. Eu gostaria que ele desse entrevista para quem ele quisesse, com todo respeito que tenho por ele, pelo cargo dele, eu me permito nunca mais fazer uma entrevista com ele”, desabafou na época.
Confira a repercussão na web:
E o bosta do Datena jurou que não iria mais entrevistar o Bolsonaro depois dele ofender jornalistas e não durou nem um ano a promessa
— Jorge Mairink ?☭ (@Jorge_Mairink) December 16, 2020
Esse governo olha pra gente e taca merda, porque é incrível a quantidade de bosta que eles falam e pensam
Ontem no datena o Bolsonaro ofendeu todo o povo brasileiro— Eduardo Murgolo (@EduardoMurgolo) December 16, 2020
Bolsonaro fala a Datena sobre Queiroz e Michelle e justifica o figurino. pic.twitter.com/SfcYH456G3
— JFLima (@jorge_flima) December 16, 2020
O Datena era um dos que diziam que tinham “rompido” com o Bolsonaro, que não queria mais falar com ele, etc, etc.
Que sirva de alerta pra qualquer um: 95% da direita brasileira vai fechar Bolsonaro DE NOVO e lacrar 17 na urna em 2022. Não confiem nos “arrependidos”. https://t.co/GHyUPogzmH
— Aurélio Araújo (@AurelioAraujo) December 16, 2020
“Cada um com sua devida estatura”, diz Jair Bolsonaro em entrevista a Datena. “O Queiroz pagava conta minha também. Era de confiança.”pic.twitter.com/9gzg47jyt3
— Mauricio Sellmann Oliveira (@mausellmoli) December 16, 2020
Datena,palavras tem pernas curtas!”Nunca mais entrevisto Bolsonaro!” pic.twitter.com/ADGDMi3pvs
— Somelier de Puteiro (@OPatibulo) December 16, 2020
Em Maio após ouvir o presidente da Caixa dizer que “o pessoal da Band estava pedindo dinheiro”, Datena disse que nunca mais ia entrevistar Bolsonaro… as vz à “palavra” tem pernas curtas pic.twitter.com/MAXfjooBp0
— ೃ✧ Ld ೃ✧??? (@Ld_Cml) December 16, 2020
Datena, repita comigo: “Bolsonaro é corrupto” não tenha medo.
Não tem coragem? Você sabe que ele é. Por quê acoberta o cara?
— Petit Pave (@P_de_Plotino) December 16, 2020
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].