Bolsonaro pode entrar na mira do MPF após saudação em jogo da Seleção

Bolsonaro

Bolsonaro pode ser alvo do Ministério Público (Imagem: Reprodução / Globo)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entrou na mira do procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, após a saudação ao “capitão” pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) durante o jogo entre Brasil x Peru, pelas Eliminatórias da Copa, em 13 de outubro.

De acordo com as informações do jornalista Maurício Stycer, do UOL, o procurador avaliou que as manifestações da equipe de transmissão ao presidente representariam promoção pessoal e, portanto, desvio de finalidade. André Marques, o narrador da partida, mandou uma enxurrada de abraços ao Chefe do Executivo.

Vilhena encaminhou a representação ao MPF para a apuração dos fatos. No documento, o procurador apresentou o artigo 37 da Constituição Federal: “atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverão ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, deles não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

Dias após o confronto entre as seleções, a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados pediu que uma investigação fosse aberta na Procuradoria Geral da República. “Conforme pôde ser visto ao longo da transmissão (…) o espaço fora utilizado para saudações e referências constantes ao Presidente da República, Sr. Jair Bolsonaro e a membros do Governo, durante uma das maiores audiências já registradas pelo canal”, afirmou.

Kim Kataguiri (DEM-SP) não poupou críticas sobre a postura do narrador durante o jogo. “Jogo da Seleção passando no canal estatal. Narrador mandando abraço pro presidente. No intervalo, notícias do governo. Não, você não está na Coreia do Norte, é o Brasil mesmo. Lembrando que Bolsonaro sempre prometeu extinguir a EBC. O mínimo que a Seleção precisa fazer agora é ganhar!”, escreveu no Twitter.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.