O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou sua live na última quinta-feira (11) para um comentário sobre o “sim” para as sabatinas do Jornal Nacional, nos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro, no próximo dia 22 de agosto. Na lata, o “capitão” cutucou William Bonner e Renata Vasconcellos.
VEJA ESSA
Por meio de sorteio, a emissora líder de audiência definiu Bolsonaro com o primeiro entrevistado da série de entrevistas com os candidatos à presidência da República.
Na negociação com assessorias de todos os partidos, Ciro Gomes (PDT), Lula (PT) e Simone Tebet confirmaram presença. O atual presidente só acertou sua ida após a data limite para a confirmação.
Bolsonaro cutuca a Globo ao anunciar ida ao JN
Na transmissão ao vivo na noite de ontem, Bolsonaro provocou: “Está previsto eu estar na Globo aí, brevemente. Vamos ver como é que a Globo se comporta”.
A manifestação do Chefe do Executivo veio depois que ele elogiou sua entrevista ao Flow, no YouTube. “É uma entrevista. Eu acho que é com o [William] Bonner e mais uma pessoa, a Renata [Vasconcellos], talvez”, cogitou.
“No mesmo formato que em 2018, não depois foi na GloboNews. Lá, a Miriam Leitão foi conectada com o espaço”, ironizou.
Bolsonaro abriu negociação com a Globo para sua participação na sabatina do Jornal Nacional, mas o “sim” demorou semanas. Antes disso, o presidente pediu que sua entrevista fosse feita no Palácio da Alvorada, assim como feito com o ex-presidente Lula (2006) e ex-presidente Dilma (2014), na reeleição.
A emissora explicou que a possibilidade não era possível pela nova regra. A direção decidiu em 2014 que a regalia não voltaria nas outras eleições para garantir status de igualdade entre todos os candidatos ao cargo político.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].