Neste ano, assim como em praticamente todas as temporadas do início dos anos 2000 para cá, a Globo foi total e absoluta no comando das transmissões esportivas da Série A do Campeonato Brasileiro.
Quando Record e Band transmitiam a competição, a Globo sublicenciava a venda dos jogos por temporada e escolhia previamente os melhores para exibir.
Com a nova prática de negócio, a emissora do bispo Edir Macedo conseguiu um acordo exclusivo com a LFU (Liga Forte União), sem qualquer tipo de interferência da emissora líder de audiência.
Vale ressaltar que o SBT entrou na disputa primeiro, mas saiu da negociação por discordar de uma espécie de leilão promovido pela agência responsável pela venda dos jogos.
Como fica o Brasileirão 2025 com jogos na Globo e na Record
Para 2025, uma mudança drástica na Globo: pela Libra, o Plim Plim assegurou a exclusividade de jogos do Atlético-MG, Bahia, RB Bragantino, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Palmeiras e Vitória.
Para a próxima temporada do Brasileirão, a Record, via LFU, comprou jogos do Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Vasco e Corinthians.
Vale ressaltar que 4 times devem cair para a segunda divisão no final do ano e outros 4, da Série B, devem subir para a primeira. Neste momento, o placar de times é 12×8 favorável ao canal paulista.
Isso não significa que uma partida do Corinthians não será mais exibida na Globo. Tal situação vai acontecer quando o Timão ser visitante de uma partida envolvendo um clube da Libra como mandante.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].