A Globo voltou a ter dor de cabeça com uma situação imposta pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Isso porque o órgão reabriu um inquérito de 2019 em que investiga um suposto monopólio do futebol nacional.
VEJA ESSA
Segundo informações do Notícias da TV, o procedimento está parado há praticamente um ano, já que a última diligência foi feita em abril de 2021. Desde então, o conselho apenas renova a investigação sem apresentar novos elementos.
Com a novidade no caso, a investigação agora foi prorrogada até maio. A Superintendência-Geral do Cade entendeu é preciso mais tempo para analisar os documentos. Esta é a mesma justificativa que foi dada nas últimas quatro renovações do inquérito.
Há três anos, o Cade começou a averiguação de um possível monopólio esportivo da Globo. Inicialmente, o objetivo era para o canal esclarecer a suposta desvantagem do contrato do Fortaleza com a WarnerMedia para o Brasileirão.
Em 2020, porém, o conselho transformou um caso em investigação contra a Globo. A WarnerMedia já deixou de ter contrato para fazer a principal liga de futebol nacional.
O veículo de comunicação, então, argumentou que essa questão já estava esclarecida, numa investigação feita pelo próprio Cade em 2016. O órgão seguiu com o inquérito mesmo assim e tentou correr atrás até de acordos sobre torneios de vôlei.
A última movimentação processual do caso foi em 14 de abril de 2021, quando a Globo respondeu ao Cade sobre o assunto e questionou a validade do inquérito.
Nos últimos 24 meses, a Globo perdeu uma fila de campeonatos de futebol. Começou com o Campeonato Carioca, depois a Libertadores da América e até a Copa América. A última grande perda para o catálogo esportivo da casa foi o Campeonato Paulista.
Para 2022, a TV da família Marinho garantiu a transmissão do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa do Mundo.
Globo e SBT vão dividir torneio da Conmebol
Na briga pela Libertadores a partir de 2023, SBT e Globo vão se tornar “amigos” por um torneio. Os dois canais estão firmados com a Conmebol para a exibição do Sul-Americano Sub-17 de futebol feminino.
Enquanto o canal paulista vai exibir na TV aberta, o SporTV, canal de esportes da Globo, vai colocar a competição no ar. Ao Notícias da TV, a entidade informa que o SBT é um dos donos do evento, mas a emissora de Silvio Santos não sabe como vai exibi-lo.
Uma das possibilidades é colocar o torneio no ar por meio das plataformas digitais do SBT Sports, nas fases mais acirradas da competição. Por enquanto, TV aberta, não.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.