Caetano Veloso iniciou a campanha eleitoral sem declarações públicas, mas depois da repercussão da entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Jornal Nacional, o seu voto saiu de Ciro Gomes (PDT) para o atual líder das pesquisas eleitorais.
VEJA ESSA
O encontro entre Lula, William Bonner e Renata Vasconcellos ocorreu no final de agosto. Na época, o cantor admitiu que sua primeira opção de voto era Ciro Gomes, mas confessou que foi arrebatado pelo ex-presidente.
De lá para cá, as manifestações de Caetano foram pensadas em apoio ao petista. Com a campanha para uma votação expressiva para que tudo se resolva no primeiro turno, no dia 2 de outubro, o artista pediu que os eleitores de Gomes revertam seus votos no PT.
Caetano Veloso faz campanha contra Ciro Gomes
Para isso, Veloso fez um vídeo para as redes sociais, recordou Leonel Brizola (1922-2004) e declarou: “Brizola dizia que artista não dá voto, mas tira. Então…”. Em seguida, a imagem com a hashtag #TiraGomes. A declaração já foi vista por milhões de internautas.
A atitude veio quase ao mesmo tempo da reação de Ciro Gomes contra Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL). O presidenciável expôs um manifesto em que não poupou críticas contra seus dois adversários, especialmente contra o petista e a ideia de uma solução no 1º turno.
Confira:
E o @caetanoveloso lançou o #TiraGomes pic.twitter.com/Qs3AI9Gu4M
— William De Lucca (@delucca) September 26, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].