Campeãs de audiência, novelas de Walcyr Carrasco ajudam Globo a recuperar público

Walcyr Carrasco
Walcyr Carrasco é campeão de audiência (Imagem: Divulgação / Globo)

Em uma década na qual a Globo adotou a renovação como uma de suas palavras-chave e surpreendeu o mercado ao demitir inúmeros medalhões, Walcyr Carrasco trilhou um caminho inverso.

O novelista tornou-se o mais escalado pela emissora e, ao menos no quesito audiência, consolidou uma espécie de soberania ante os colegas.

De acordo com levantamento feito pelo RD1, Walcyr Carrasco emplacou 7 novelas nos últimos 8 anos. O número, impressionante por si só, torna-se ainda mais significativo pelo fato de que todos estes últimos sete folhetins assinados pelo autor alcançaram audiência igual ou superior à de seus antecessores.

Walcyr é, ainda, o único autor da Casa a ter escrito nesta década novelas para todas as faixas de exibição globais: 18h, 19h, 21h e 23h.

Neste período, Carrasco foi o responsável por verdadeiros fenômenos como Verdades Secretas, Eta Mundo Bom! e A Dona do Pedaço, que fizeram com que a Globo recuperasse, respectivamente, 25%, 35% e 24% do público perdido em cada faixa horária.

Confira os índices das novelas de Walcyr Carrasco nesta década, e o comparativo do desempenho de cada uma delas em relação à sua antecessora:

Walcyr Carrasco
Últimas 5 tramas de Walcyr Carrasco foram sucessos absolutos (Reprodução / Globo)

Morde & Assopra (2011) – 30 pontos de média-geral, igualando a antecessora Ti Ti Ti.

Gabriela (2012) – 19 pontos de média-geral, igualando a antecessora O Astro.

Amor à Vida (2013) – 36 pontos de média-geral, ante 34 da antecessora Salve Jorge.

Verdades Secretas (2015) – 20 pontos de média-geral, ante 15 da antecessora O Rebu.

Eta Mundo Bom! (2016) – 27 pontos de média-geral, ante 20 da antecessora Além do Tempo.

O Outro Lado do Paraíso (2017) – 39 pontos de média-geral, ante 36 da antecessora A Força do Querer.

A Dona do Pedaço (2019) – 36 pontos de média-geral, ante 29 da antecessora O Sétimo Guardião.

Embora as novelas de Walcyr dividam opiniões entre os críticos, o público em geral parece estar plenamente satisfeito com o estilo do autor, que atualmente trabalha no roteiro de Verdades Secretas 2.

CONTINUE LENDO →

Arthur Vivaqua é um apaixonado pela TV, e por Cultura em geral. Ele acredita que pequenas coisas podem gerar grandes reflexões. Arthur já foi editor-chefe e repórter especial do RD1, para onde volta como colunista. Fale com ele através do @ArthurVivaqua no Twitter ou no arthurvivaqua@rd1.com.br.