A hegemonia da Globo sobre a Copa São Paulo de Futebol Júnior, tradição na emissora desde 1999, ficará ainda mais distante em 2026.

Depois de a Record garantir parte dos direitos da competição, um novo canal também transmitirá o torneio: a XSports, que acaba de entrar forte no mercado esportivo.
A rede confirmou a compra dos direitos da Copinha 2026 para TV aberta e YouTube, marcando uma expansão agressiva após anunciar interesse na Libertadores e na Sul-Americana para o ciclo 2027–2030.
Copinha 2026: agora em múltiplos canais
A próxima edição do tradicional torneio de base começa em 2 de janeiro e terá o maior alcance de sua história. Além da Record, que exibirá jogos na TV aberta, Record News, R7 e RecordPlus, a XSports também transmitirá partidas ao vivo, ampliando a concorrência e diversificando a distribuição.
A competição ainda contará com transmissões na CazéTV e no projeto Paulistão no YouTube, reforçando a presença digital e aproximando o torneio da nova geração.
Pela primeira vez, todas as 255 partidas serão exibidas ao vivo — um marco na história do torneio.
A Copinha em novo patamar
Com 128 equipes distribuídas em 32 sedes, e final marcada para o Mercado Livre Arena Pacaembu, a Copinha passa a ser tratada como um dos produtos esportivos mais importantes de janeiro, deixando de depender apenas da TV tradicional e migrando para um modelo multiplataforma e sob demanda.

Globo perde exclusividade histórica
Com Record, XSports, CazéTV e outros players na disputa, a Globo — que exibiu a Copinha por mais de duas décadas — agora fica totalmente fora da transmissão da versão 2026, reforçando um cenário de concorrência intensa no futebol de base.
Curiosidade: Por que o Flamengo não jogará?
O Flamengo ficará fora da Copinha 2026. O clube decidiu manter o elenco sub-20 integrado ao time profissional no início do Campeonato Carioca, priorizando o calendário do principal.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]
