Canal Viva corta cenas de “Bebê a Bordo”; “tesoura” deve resumir 11 capítulos em 5

Guilherme Leme, Guilherme Fontes e a pequena Beatriz Bertu em cena de “Bebê a Bordo” (1988) (Imagem: Divulgação / Globo)

O público que acompanha “Bebê a Bordo” (1988), em reprise às 15h30 e 0h30 no Viva, se surpreendeu com os cortes feitos pelo canal na trama de Carlos Lombardi. Os capítulos 91 e 92 foram exibidos nesta segunda-feira (30) em versão compactada. Na internet, telespectadores atribuem a edição aos índices abaixo das expectativas e suposta rejeição às insinuações sexuais e referências políticas do enredo. O Viva ainda não se manifestou oficialmente a respeito do assunto.

O RD1 comparou os resumos publicados pelo jornal “O Globo”, por ocasião da exibição original do folhetim (em 26 e 27 de setembro de 1988), ao episódio veiculado pelo Viva hoje. Além da supressão da vinheta de numeração de capítulo e das “cenas do próximo capítulo”, o canal deixou de exibir sequências que mobilizam os principais personagens; caso, por exemplo, de Tonico (Tony Ramos) e Ângela (Maria Zilda).

A cena em que Liminha (Armando Bógus) – que todos julgam estar morto – decide voltar ao Brasil, gancho do capítulo 91, foi exibida durante o segundo bloco da novela. No resumo do capítulo 92, Tonico sai de madrugada atrás de biscoitos para atender o desejo de grávida da esposa, Soninha (Inês Ghalvão); em seguida, Ângela faz um strip-tease para distrair os frequentadores de uma boate. Essas duas sequências não foram ao ar.

Na edição, o Viva contou com efeitos de fade-out. Sons das vinhetas de intervalo vazaram em algumas cenas. O ocorrido causou espanto, já que, em quase oito anos de história, o Viva nunca havia editado uma novela. Os próximos cinco episódios de “Bebê a Bordo”, de acordo com os resumos publicados pelo Viva, compreendem cenas de onze capítulos originais, do 93 ao 104.

Os telespectadores notaram os cortes, de imediato. Há manifestações contrárias às investidas tanto no Facebook, em posts oficiais do canal, quanto no Twitter.

Saiba Mais:

Sobre “Deus Salve o Rei”: Cabe a Ricardo Linhares a experiência que falta a Daniel Adjafre

Canal Viva coloca Trunks de “Dragon Ball” para narrar chamadas

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.