Canal Viva esclarece mudança na abertura de “Estrela-Guia”

Estrela-Guia
Sandy e Fernanda Rodrigues, como Cristal e Sukhi, em “Estrela-Guia” (Imagem: Divulgação / Globo)

A novela “Estrela-Guia”, exibida pela Globo às 18h em 2001, voltou ao ar, via Canal Viva, na última segunda-feira (8). A trama, estrelada por Sandy e Guilherme Fontes, repercutiu positivamente nas redes sociais, conforme destacamos aqui. Os usuários, contudo, estranharam a mudança do tema de abertura: saiu “Imagine”, composição de John Lennon, na voz de Paulo Ricardo, e entrou um tema instrumental.

Consultado pelo RD1, o Canal Viva informa que “a partir da escolha de um título, o Viva faz a checagem de direitos autorais. No caso de ‘Estrela-Guia’, o canal se deparou com impedimentos em relação aos direitos musicais para esta exibição, o que ocasionou na troca do tema de abertura da trama“. A versão original, porém, foi disponibilizada no Viva Play – incluindo um clipe, exibido antes do primeiro capítulo, com imagens de Lennon, acompanhadas da tradução de “Imagine”.

A negociação de direitos autorais é um dos obstáculos que o Canal Viva precisa transpor sempre que há o desejo de reapresentar uma novela ou programas de qualquer outro gênero, como humorísticos e musicais. Tais produtos não podem ser veiculados até que todos os profissionais envolvidos no trabalho recebam, da Globo, o que lhes cabe por conta da reprise na TV fechada. A negociação esbarra em interesses de herdeiros ou de gravadoras, por exemplo.

Os contratos estabelecidos recentemente preveem a liberação, quase imediata, de novelas e outros gêneros para o Viva. Já os compromissos assinados com atores, equipe técnica e músicos, em décadas mais distantes, não compreendem a exibição de uma determinada produção na TV fechada – algo inexistente, no Brasil, até os anos 1990. Por isso, é mais fácil repetir folhetins como “O Cravo e a Rosa” (2000), hoje no ar às 23h, do que “Tieta” (1989), que o Viva levou sete anos para conseguir colocar no ar.

O problema não atinge só o canal e a Globo. O acervo da Manchete encaminhado à TV Cultura também esbarra em negociações de direitos autorais. Fitas de telejornais e programas da estação extinta em 1999 foram digitalizadas; o conteúdo, porém, não pode ser reproduzido na TV por conta das inúmeras pendências jurídicas acerca da emissora – cujas concessões foram repassadas à RedeTV!.

“Estrela-Guia”, novela de Ana Maria Moretzsohn, com direção de Denise Saraceni, acompanha a trajetória de Cristal (Sandy), jovem criada em uma comunidade alternativa, que se depara com uma nova realidade ao mudar para a casa do padrinho Tony (Guilherme Fontes), por quem se apaixona, no Rio de Janeiro. O Canal Viva exibe a trama às 11h45, de segunda-feira a sexta-feira.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.