Canal Viva toma decisão sobre Sassaricando após anúncio de Haja Coração na Globo

Haja Coração
Claudia Raia e Mariana Ximenes, Tancinha em Sassaricando e Haja Coração: Globo e Canal Viva exibem novelas praticamente idênticas (Imagens: Divulgação – Renato Rocha Miranda / Globo)

A já oficializada reprise de Haja Coração (2016) às 19h causou burburinho na web. Não só pela frustração dos que esperavam títulos como Tititi (2010), Cheias de Charme (2012) e Rock Story (2015)… Boa parte do público que acompanha as novelas da Globo e do Canal Viva reagiu às exibições de duas tramas similares ao mesmo tempo: ‘Haja’ na TV aberta e Sassaricando (1987), comédia de Silvio de Abreu que serviu de base para o folhetim de Daniel Ortiz, na TV fechada.

O RD1 consultou a Comunicação da Globo e do Viva a respeito da semelhança e do “temor” por eventuais comparações, rejeição ou mesmo de que a repercussão de uma produção ofusque a outra. Apenas o canal pago retornou, afirmando que “‘Sassaricando’ segue na grade do Viva para substituir ‘Brega & Chique’ a partir de setembro”.

As duas novelas acompanham as agruras de Tancinha – descendente de espanhóis interpretada por Claudia Raia em Sassaricando; filha de italianos a cargo de Mariana Ximenes em Haja Coração. A feirante fica “divididinha” entre o ogro Apolo (Alexandre Frota / Malvino Salvador) e o playboy Beto (Marcos Frota / João Baldasserini). ‘Haja’, porém, traz a moça como protagonista desde o início; em Sassaricando, Tancinha ganhou relevância com o avançar da narrativa.

Aparício Varela também marca presença nas duas tramas – defendido por Paulo Autran em 1987; reservado a Alexandre Borges em 2016. Assim como as figuras em seu entorno: a esposa Teodora (Jandira Martini / Grace Gianoukas), a filha Fedora (Cristina Pereira / Tatá Werneck), o genro Leozinho (Diogo Vilela / Gabriel Godoy) e os saçaricos Rebeca (Tônia Carrero / Malu Mader), Penélope (Eva Wilma / Carolina Ferraz) e Leonora (Irene Ravache / Ellen Rocche).

As trilhas de tais tipos divergem de um folhetim para o outro, em razão das necessárias atualizações do remake, que agregou novos personagens ao enredo. Casos de Felipe (Marcos Pitombo) e Shirlei (Sabrina Petraglia). O casal de maior destaque de Haja Coração não consta em Sassaricando; a garota, aliás, foi inspirada em outro personagem criado por Silvio de Abreu: Shirlei (Karina Barum), de Torre de Babel (1998).

CONTINUE LENDO →

Duh Secco é “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.