O SBT exibiu nesta quarta-feira (6) o último capítulo de “Carinha de Anjo”. O desfecho da trama de Leonor Corrêa – estreando como autora – atingiu 14,5 pontos, com 16 de pico e 19,2% de participação no número de televisores ligados, o share. A novela também explodiu nas redes sociais, com a despedida de fãs e elenco, levando aos Trending Topics a tag #CDAEternamente. Confira abaixo números e curiosidades deste sucesso!
– Um dos grandes méritos de ‘Carinha’ foi contar com a estrela mexicana Lucero, a Tereza, mãe já falecida da protagonista Dulce Maria (Lorena Queiroz), com quem se encontrava em sonhos. Não foi a única personalidade, porém, a figurar na trama. Além de contratados da casa – Carlos Bertolazzi, Celso Portiolli e Ratinho –, participaram os cantores Daniel, Eduardo Costa e Zé Felipe, a dupla Thaeme & Thiago, o padre Fábio de Melo, a atleta Milene Domingues e a empresária Sylvia Design.
– O repertório de “Carinha de Anjo” contou com clássicos da música infantil. Foram reeditadas canções como ‘Uni Duni Tê’, do Trem da Alegria; ‘Tumbalacatumba’, de Vovó Mafalda (Valentino Guzzo); ‘Os Dedinhos’, de Eliana; ‘Era Uma Vez…’, de Sandy & Junior; ‘Lindo Balão Azul’ e ‘Brincar de Viver’, dos especiais “Pirlimpimpim” (1982) e “Plunct Plact Zuuum” (1983); e as cantigas ‘Borboletinha’ e ‘Fui Morar Numa Casinha’. Também duas composições de Roberto Carlos, liberadas pelo “rei”: ‘A Montanha’ e ‘Jesus Cristo’.
– Foi a primeira novela da faixa “para a família” – lançada em 2012, com “Carrossel” – a contar com cenas no exterior. A lua de mel dos protagonistas Gustavo (Carlo Porto) e Cecília (Bia Arantes) foi filmada em Bariloche, na Argentina – onde a Globo rodou tramas como “Pai Herói” (1979) e “Sete Pecados” (2007). O SBT já havia rodado “Antônio Alves, Taxista” (1996) e “Chiquititas” (1997) na Argentina; ambas, contudo, tratavam o país vizinho como se fosse São Paulo.
– A emissora promoveu uma espécie de estreia antecipada de ‘Carinha’, com o canal da vlogueira Juju Almeida (Maisa Silva). A personagem, que trazia conteúdo exclusivo sobre a trama, soma mais de 1,4 milhão de inscritos e 40 mil visualizações no YouTube. Além de 1,8 milhões de seguidores no Instagram, 299 mil no Facebook e 21 mil no Twitter. Somados, os perfis de Juju e da novela alcançam 12,9 milhões de seguidores nas redes sociais.
– “Carinha de Anjo” dominou os vídeos em alta do YouTube. A última cena acumula, até a última consulta do RD1, mais de 900.000 visualizações. A sequência foi embalada por ‘Lindo Balão Azul’ – que abriu o primeiro capítulo do folhetim, em 21 de novembro de 2016. O desfecho trouxe Madre Superiora (Eliana Guttman) cantando com o coral do internato pela primeira vez. E marcou a despedida da “fantasminha” Tereza, bem como a felicidade de Dulce ao lado de Gustavo, seu pai, e Cecília.
– O canal oficial da novela na plataforma de compartilhamento de vídeos superou a marca dos 1,5 bilhão de visualizações. O destaque vai para o videoclipe da música ‘Rap da Água’, com mais de 20 milhões de visualizações. ‘Carinha’ chegou aos palcos de todo o Brasil através de um show oficial, que reuniu boa parte do elenco. Além do espetáculo, a bem-sucedida produção emplacou mais de 50 produtos licenciados – como bonecas, cadernos, doces e livros.
– “Carinha de Anjo” chegou ao fim com a menor média das novelas do SBT, da safra de tramas infanto-juvenis – ou para a família. Foram 10,5 pontos, frente os 11,0 de “Cúmplices de um Resgate” (2015), os 11,0 de “Chiquititas” (2013) e os 12,4 de “Carrossel” (2012). O índice, contudo, é superior ao de todas as novelas “adultas” veiculadas entre 2005 e 2012, considerando apenas produções próprias. O último folhetim para os “grandinhos” a atingir dois dígitos foi “Esmeralda” (2004), com 13.
Saiba Mais:
“As Aventuras de Poliana” tem maior audiência de uma novela do SBT em 10 anos
Após “Carinha de Anjo”, Carlo Porto volta à Globo em “Onde Nascem os Fortes”
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.